domingo , 26 maio 2019
Home / Dicas / Motorista Consciente: App indica o tempo certo a ficar longe do volante após ingerir bebida alcoólica

Motorista Consciente: App indica o tempo certo a ficar longe do volante após ingerir bebida alcoólica

download (1)

Dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima e a maioria dos condutores habilitados está ciente disso, já que esse tema é bastante recorrente em campanhas de conscientização e em aulas na autoescola.Essa mudança ainda gera MUITAS dúvidas nos condutores brasileiros. É possível recorrer de uma multa por embriaguez no trânsito? Como funciona o bafômetro? O que é Lei Seca? O condutor é obrigado a passar pelo teste do bafômetro? Quanto tempo devo esperar para dirigir depois de beber?

O tempo que o álcool permanece no organismo de cada pessoa é bastante variável e, por isso, muitos motoristas acabam sendo autuados, mesmo tendo bebido horas antes de assumirem o volante. O app “Motorista Consciente”, ajuda os condutores a calcularem o tempo estimado que devem esperar para dirigir após ingerir algum tipo de bebida alcoólica.Confira!

O que é a Lei Seca?

Lei Seca é como ficou popularmente conhecida a lei Nº 11.705/2008, que alterou a redação dos artigos 165 e 276 do CTB. Esse nome surgiu, justamente, pelo fato de que, com essas alterações, qualquer quantidade de álcool no organismo passou a ser considerada uma infração.

Antes dessa lei, dirigir sob efeito de álcool já era considerado uma infração (e um crime de trânsito). No entanto, à epoca, uma quantidade de álcool menor a 0,6 g por litro de sangue NÃO era proibida por lei. Com a Lei Seca, o Brasil passou a adotar tolerância zero.

Como funciona a blitz da Lei Seca?

Um dos maiores medos dos condutores é se deparar com uma blitz da Lei Seca, e isso não acontece apenas com quem é imprudente e sai dirigindo após beber. Em alguns casos, os condutores ingeriram pequenas quantidades de bebidas alcóolicas, esperaram um tempo razoável, mas, ainda assim, sentem medo de passar pela blitz.

Identificar uma blitz da Lei Seca não é difícil. Geralmente, acontecem nas avenidas e um agente de trânsito se posiciona em uma das faixas, solicitando, a alguns motoristas, que encostem para abordagem.

Quando você for parado numa blitz, é importante que não tente fugir, já que isso só trará mais problemas. Obedeça ao sinal do agente e encoste o seu veículo. Se você não bebeu (ou se bebeu há bastante tempo e está absolutamente tranquilo), faça o teste do bafômetro. Nesses casos, você será liberado em seguida.

Por outro lado, se você está inseguro sobre a quantidade de álcool no seu organismo ou se tem certeza de que o teste do bafômetro dará positivo, é melhor NÃO passar pelo teste.

Quais são as penalidades previstas pelo CTB e como recorrer?

O Código de Trânsito Brasileiro prevê duras penalidades para aqueles que forem flagrados dirigindo sob influência do álcool. São elas: sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da CNH, retenção do veículo e aplicação de multa, de acordo com o art. 165 e 165-A.

É importante lembrar que, desde 2014, entraram em vigor os chamados “fatores multiplicadores”. O fator multiplicador para essa infração é 10. Na prática, significa, portanto, que a quantia a ser paga pelo condutor será o valor da multa (R$ 293,47) multiplicado pelo fator (10), gerando um total a ser pago pelo condutor de R$ 2.934,70.

Nos casos em que for comprovada a reincidência da infração no período de 12 meses, o CTB prevê que deverá ser aplicado o valor dobrado da multa.

É direito do condutor entrar com recurso. A defesa prévia é o primeiro grau. Quando ela não for suficiente, o condutor poderá entrar com recurso em duas outras instâncias: na JARI e, posteriormente, no CETRAN.

Aplicativo “Motorista Consciente” do Dr. Multas: como funciona?

download (2)O app Motorista Consciente é mais uma ação do Dr. Multas, que tem a intenção de tornar os motoristas mais conscientes e o trânsito mais tranquilo. Esse aplicativo, que está disponível na PlayStore ou na AppleStore, ajuda a calcular o tempo que o condutor deve esperar, antes de dirigir, após ter ingerido algum tipo de bebida alcoólica.

O app funciona de uma forma bem simples. Para calcular o tempo estimado de quando poderá dirigir, o condutor deve indicar o seu sexo e o seu peso aproximado. Em seguida, informa quais foram as bebidas alcóolicas ingeridas e em que quantidades. Entre as opções, estão: chopp, cachaça, vinho, vodka, conhaque, tequila, bombom de licor, entre outras.

O próximo passo é informar ao app a hora em que começou a beber. Com isso, o aplicativo calcula a hora aproximada em que o condutor pode sair com segurança, sem colocar a sua vida em risco e sem ter medo de passar pelo teste do bafômetro.

É importante lembrar que o aplicativo apresenta cálculos feitos por aproximação e, portanto, não substitui testes específicos, nem possui caráter legal. A intenção do Motorista Consciente é a de auxiliar os condutores a determinar o tempo estimado de espera antes de poderem dirigir.

download do Motorista Consciente é totalmente gratuito. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos do seu aparelho celular ou clicar neste link, que fará o redirecionamento para a página do aplicativo.

Para saber mais, acesse: Doutor Multas.

Contato: 0800 6021 543 doutormultas@doutormultas.com.br

Website: https://doutormultas.com.br/dirigir-beber-quanto-tempo/

Sobre Aurea Guimarães

Veja também

Quanto tempo leva a aprovação do financiamento de carro?

Uma das dúvidas mais frequentes para quem vai comprar seu primeiro veículo ou até mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *