quinta-feira , 25 abril 2024
Home / Dicas / Voltou de viagem? Saiba quais são os principais itens que precisam ser verificados no seu carro

Voltou de viagem? Saiba quais são os principais itens que precisam ser verificados no seu carro

Sempre ouvimos falar sobre revisão no veiculo ANTES de viajar, não é mesmo?! Mas você sabia que também é importante verificar alguns itens DEPOIS que chegar daquela viagem? Por isso preparamos um “CheckList”, dá uma olhada.

Assim que chegar de viagem, você  deve se preocupar em checar o estado do seu veículo para não comprometer a sua volta à rotina de trabalho, especialmente em relação à sua segurança e de sua família. Em uma revisão básica é possível analisar alguns itens e, em alguns casos será será preciso ir até a uma oficina.

Os principais itens, são:

  • Verifique os pneus, porque normalmente nessa época do ano a incidência de chuvas tende a ser maior. Caso tenha ido viajar com os pneus em uso, a troca é recomendada quando a altura da banda de rodagem chega a 1,6 mm, mas com 2 mm já fica comprometida a aderência e aumenta o risco de aquaplanagem. Ah, lembrando que o estepe também deve estar sempre calibrado.
  • Outro item importante é fazer o alinhamento e o balanceamento. Se você rodou mais na cidade pode não ter notado problemas, mas nas estradas andamos em altas velocidades e o carro desalinhado pode “vibrar”, tendendo a escapar da trajetória.  Como consequência, os pneus ficam cantando, haverá dificuldade para voltar o volante em curvas e sem contar o desgaste irregular.
  • Já com os freios é exigido uma atenção especial. Quando for ao mecânico, peça para verificar os discos, pastilhas, tambores e fluido. Caso haja vazamentos é sinal de algum defeito no sistema. Por isso, se o nível estiver baixo peça para ele verificar, porque não se deve completar.
  • Aproveite a visita e peça para verificar todos os fluidos do carro, como o da direção hidráulica, do arrefecimento e lavadores do para-brisa, além do óleo do motor e do câmbio.
  • Se viajou para um local que faz muito calor, é necessário ter cuidado com a bateria, pois o calor acelera sua degradação, sendo assim é fundamental testá-la. Não deixe de conferir o estado das lâmpadas também, que mesmo com baixo custo e sendo fáceis de trocar são extremamente significativas para a segurança, principalmente no uso à noite.
  • Confira os equipamentos que são obrigatórios também, as condições de macaco, chave de roda e triângulo, pois com a sua falta deles você pode ser multado.

E ai, ta tudo certinho?

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Veja também

5 filmes para quem adora acompanhar o mundo sobre 4 rodas

  5 filmes para quem adora acompanhar o mundo sobre 4 rodas Os gêneros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *