sexta-feira , 29 março 2024
Home / Dicas / Ford Ka Freestyle x Chevrolet Onix Activ: surra no campeão

Ford Ka Freestyle x Chevrolet Onix Activ: surra no campeão

O Chevrolet Onix é o campeão de vendas no mercado nacional. O Ford Ka passou por uma recente reestilização e recebeu melhorias mecânicas significativas. O site AutoPapo colocou os dois modelos frente a frente em suas versões aventureiras, e o Ford Ka Freestyle levou a melhor sobre o Chevrolet Onix Activ.

Confira o comparativo.

Design/acabamento

Ka Freestyle Onix Activ
3 ★★★☆☆ 4 ★★★★☆

Nem o Onix Activ nem o Ka Freestyle conquistam pelo desenho ousado da carroceria, mas vestem bem a roupa de aventura: apliques de plástico em toda a carroceria (para-lamas, para-choques, laterais), rack (bagageiro) no teto e rodas de liga leve de cor escura. Conjunto aventureiro sem exageros em ambos.

Acabamento de carros compactos de entrada é simples, com plástico duro no painel central e forração de porta. Mesmo assim, têm boa montagem com encaixes certos sem rebarbas de plástico e aparência convincente. Apliques em tons prata no Onix e marrom no Ka em diversas partes do interior.

Motor/desempenho

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Onix tem motor de quatro cilindros 1.4 e cabeçote simples. O Ka é equipado com o moderno 1.5 de três cilindros e cabeçote multiválvulas. Os dois usam a mesma caixa automática de seis velocidades. Até a maneira de trocar marchas no modo manual é o mesmo: teclas de (+/-) no alto da alavanca. Não é o mais prático, mas humanos têm incrível capacidade de adaptação. Portanto, é questão de tempo.

Ford Ka Freestyle tem motor 1.5 de três cilindros
Ford Ka Freestyle tem motor 1.5 de três cilindros

Desempenho bem melhor no Ford nem tanto pela cilindrada maior, mas pela melhor eficiência energética, além dos valores bem mais elevados de potência e torque. O desempenho do Onix é bom, porém o cabeçote simples de apenas duas válvulas por cilindros carece de elasticidade em alta. O torque máximo de ambos ocorre em rotação mais elevada, mas 80% estão disponíveis em rotação mais baixa. Um dos destaques do Ka é o motor. Consumo de ambos é equivalente pelos dados do Inmetro. Ka consome menos com gasolina; Onix, com álcool.

Chevrolet Onix Activ tem o veterano 1.4

Suspensão

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Altura mais elevada nos dois modelos para transitarem sem problemas nas ruas esburacadas e no asfalto remendado e ondulado na maior parte das vias. Estão bem calibradas proporcionando boa estabilidade com inclinação moderada nas curvas. Transferem em níveis aceitáveis as imperfeições para a cabine. A do Ka transmite sensação de mais firmeza, apesar de ter cinco centímetros a mais de altura do solo, o que significa mais desenvoltura em caminhos ruins. Assim, está mais coerente com a proposta da versão. Ka leva a melhor.

Direção

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Ambas têm assistência elétrica, sendo leve em manobras e firme em velocidades elevadas. A do Ka 2019 tem mais sensibilidade. A coluna de direção de ambos tem regulagem somente de altura. A de distância permite melhor posicionamento ao volante, que tem boa pega nos dois carros. Ford declara menor diâmetro de giro, o que em tese exigiria manobrar menos. Na prática, a teoria é outra. Parece que o diâmetro de giro é maior. A posição de dirigir do Onix é muito alta, o que incomoda motorista de estatura mediana. A do Ka é normal.

Espaço interno/ergonomia

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Apesar de ter maior distância entre-eixos, quase quatro centímetros a mais, Onix peca pela caída brusca do teto na traseira para dar estilo mais arrojado à carroceria. Por isso, passageiros de maior estatura esbarram a cabeça no teto, o que não ocorre no Ka. A Ford diminuiu a capacidade do porta-malas para privilegiar o espaço para pernas no banco traseiro.

Incomoda também no Onix assentos curtos que não apoiam totalmente as pernas. Os do Ka estão dentro do padrão. Todos os comandos do Onix estão ao alcance do motorista. O senão do Ka em ergonomia é o comando dos retrovisores em posição incômoda, o que obriga a desencostar do banco ao acioná-lo. Por outro lado, passageiros do banco traseiro do Onix precisam abaixar para entrar por causa do caída do teto.

 

Porta-malas

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

O Chevrolet leva vantagem de 23 litros sobre o Ford. Porém, o encosto do banco traseiro do Onix rebate totalmente. O do Ka é fracionado em 1/3 e 2/3. Isso possibilita levar passageiros e bagagem no banco traseiro, enquanto o do Onix é ocupante ou bagagem. Ambos têm abertura interna por comando interno ou na chave.

O Ford tem iluminação e um prático tapete bandeja de borracha, evitando resíduos difíceis de remover no carpete. Porém, o aproveitamento do Onix é mais horizontal, o que facilita a arrumação. O Ka leva 405 quilos de carga útil (passageiros + bagagem) e o Onix, 375 kg. São 40 quilos a mais. Ka leva a melhor pela praticidade.

 

Segurança

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 2 ★★☆☆☆

Em segurança, o Onix recebeu reforços na carroceria e obteve três estrelas de cinco possíveis no teste de impacto do Latin NCAP . Traz apenas itens de segurança ativa (ABS) e airbag duplo frontal (passiva) obrigatórios por lei. O hatch da Ford recebeu reforços na estrutura. Obteve três estrelas de cinco possíveis na proteção de adultos, mesma pontuação do Onix . Na proteção a criança, o Ford obteve quatro estrelas contra três do Chevrolet. Vem equipado com airbags laterais e de cortina, além de controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa. Ambos contam com segurança básica completa no banco traseiro: apoios de cabeça e cintos retráteis de três pontos nos três assentos.

Custo/benefício

Ka Freestyle Onix Activ
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Ambos têm garantia de três anos. O Ford Ka custa um pouco menos com ou sem pintura sólida ou metálica. O preço do Onix com pintura branca sólida é de R$ 68.990; o do Ka, de R$ 68.590. Relação de melhor benefício do Ka pelos itens de segurança.

Resultado

Ka Freestyle Onix Activ
31 24
Fichas técnicas Ford Ka Freestyle Chevrolet Onix Activ
Motor Dianteiro, transversal, flex, 1.497cm³, três cilindro, 12 válvulas  Dianteiro, transversal, flex, 1.389 cm³, quatro cilindros, 8 válvulas
Potência 136 cv (etanol) e 128 cv (gasolina) a 6.500 rpm  106 cv (etanol) e 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm
Torques de 16,1 kgfm (e) e 15,6 kgfm (g) a 4.750 rpm  13 kgfm (e/g)  a 4.800 rpm
Transmissão tração dianteira e câmbio automático de seis marchas tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção assistência elétrica; diâmetro de giro, 10 m assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,4 m
Freios disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira, com ABS  disco ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
Suspensão dianteira: McPherson; traseira: eixo de torção; altura do solo, 18,8 cm dianteira: McPherson; traseira: eixo de torção; altura livre do solo, 15 cm
Pneus 185/60 R15  195/65 R15
Peso 1.135 kg  1.092 kg
Carga útil (passageiros+ bagagem) 405 kg 375 kg
Dimensões comprimento, 3,954 m; largura, 1,77 m; altura, 1,57 m; distância entre-eixos, 2,49 m  comprimento, 3,958 m; largura, 1,737 m;  altura, 1,554 m de altura; distância entre-eixos, 2,528 m
Capacidades (litros) tanque, 51,6 l; porta-malas, 257 l tanque, 54 l; porta-malas, 280 l
Consumo (km/l) – cidade: 7,5 (e)/10,7 (g); estrada, 9,4 (e)/13,5 (g) cidade: 8,3 (e)/12,4 (g); estrada: 9,4 (e)/13,8 (g)

 

 

Fonte: AutoPapo

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Veja também

Equipamento ideal para cada criança.

No Brasil, desde 2008, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), pela Resolução 277/2008, determina que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *