quinta-feira , 28 março 2024
Home / Dicas / 8 aplicativos úteis para quem viaja de carro.

8 aplicativos úteis para quem viaja de carro.

primeira-viagem-e1458312389731
Mês de Junho chegou e com ele aquela época boa de férias, viagens e cair na estrada, né?! E foi-se o tempo em que o motorista só contava consigo mesmo e um mapa de papel para ter segurança, tranquilidade e economia. Hoje, existem aplicativos que ajudam e muito durante as viagens de carro, tanto aqueles voltados a entretenimento quanto outros que são úteis na hora de traçar rotas e planejar a viagem.

Quer saber quais são os aplicativos mais úteis para quem viaja de carro? Separamos 8 dicas pra você:

WAZE/GOOGLE MAPS

waze

O app queridinho de quem encara o trânsito diário das cidades também é útil na hora de pegar a estrada. Seja para traçar rotas – e ter uma estimativa de tempo de viagem – ou como “companheiro” ao longo do trajeto.
O Waze já alcançou o status de “indispensável” para muita gente. Além de guiar quem está ao volante pela rota e avisar sobre engarrafamentos e possíveis perigos na via, o aplicativo pode ser configurado para emitir alertas caso o limite de velocidade seja superado, algo extremamente útil para garantir a segurança e evitar que os mais distraídos sejam multados. google-maps-logo

Muito parecido com o Waze também existe o Google Maps, ele permite que você baixe previamente mapas de áreas escolhidas no celular, o que significa que você não ficará perdido mesmo em áreas sem cobertura de celular. Além de permitir traçar rotas para diversas modalidades de deslocamento, seja com carro, a pé ou usando transporte público.

DRIVE AWAKE

drive awakeQual costuma ser a principal preocupação de quem faz viagens muito longas? Dormir no volante, certo?! O cansaço é um grande perigo para os viajantes. E esse risco pode ser minimizado com o Drive Awake, disponível para Android e iOS, que consegue detectar motoristas sonolentos.

Basta instalar o app e deixar o celular em uma posição na qual seja possível captar o rosto do motorista. Ao perceber que ele está fechando os olhos, o aplicativo dispara um alarme para mantê-lo desperto.

Mas tenha cuidado: se o alarme soar com frequência, é sinal de que é preciso encontrar um lugar seguro para tirar um bom cochilo e voltar à estrada com segurança.

TRIPADVISOR

Trip-Advisor-logo2Você já deve ter ouvido falar sobre o TripAdvisor.. Mas já ouviu dizer também que ele tem um app muito útil para motoristas em viagem?!

Com esse aplicativo, é possível obter informações sobre hotéis, restaurantes, pontos turísticos e outros milhares de estabelecimentos ao longo do caminho, podendo escolher suas paradas de acordo com as avaliações de quem já passou por lá.

Não parece ótimo?  Assim você não corre o risco de ficar na mão nas suas próximas viagens, sem saber onde descansar ou comer no meio do caminho!

WIKIROTA

wiki roQuem viaja dividindo os custos (seja com amigos ou com a família) também pode contar com a ajuda da inovação.  O app WikiRota ajuda a controlar e dividir as despesas, incluindo gastos com combustível e pedágios.

Esse aplicativo mostra os pedágios que estão na rota, de acordo com sua posição no mapa, além de calcular a distância a ser percorrida e o tempo restante, prevendo o valor total da rota.

Você também pode usá-lo ao viajar a trabalho, como forma de comprovação de gastos. Ele ainda serve para comparar os gastos com preços de fretes, ajudando a saber se é melhor contratar o serviço ou fazer o transporte por conta própria.

CARRORAMA

carroramaA verdade é que não adianta ter informações sobre a estrada se você não souber como está seu carro, não é mesmo? Assim, mesmo na hora de se programar para viajar, você precisa saber:

  • quanto seu carro gasta por km;
  • com qual combustível ele se sai melhor;
  • quando é preciso fazer manutenção novamente.

Com essa mãozinha, você se prepara para o deslocamento com o devido cuidado, minimizando as possibilidades de incidentes durante a viagem por problemas e imprevistos.

SPOTIFY

spotifyyPara muita gente viajar de carro é sinônimo de liberdade e isso inclui ouvir uma boa música. Cada vez mais os aplicativos de streaming têm se tornado populares e o Spotify é um deles. Ele pode ser pareado facilmente via BlueTooth e, entre suas funcionalidades, estão a criação de listas de músicas e a possibilidade de fazer download – algo útil caso você não queira consumir seu plano de dados ou passe por alguma área sem cobertura de sinal de celular.

 

NETFLIX

netflixEssa dica vale para os passageiros: se você é do tipo que se entedia facilmente em uma viagem ou quer apenas usar o tempo para colocar sua série favorita em dia, a Netflix é uma ótima escolha. E isso vale ainda mais depois que o serviço passou a permitir o download de boa parte do seu acervo – o tamanho dos arquivos pode variar de acordo com a duração do conteúdo. Vale lembrar que vídeos não podem ser transmitidos na tela do painel de carros com central multimídia caso eles estejam em movimento. O mesmo não se aplica, porém, às telas de encostos de de cabeça dos bancos ou, ainda, em celular ou tablets – desde, claro, que quem esteja assistindo não seja o motorista.

Gostou das dicas?! Comenta aqui se você já usou algum desses aplicativos pra viajar, ou se conhece algum outro que pode ser útil pra quem gosta de botar o pé na estrada!

Fonte: UOL/Rodobens

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Veja também

Dia da Velocidade: Vamos nos conscientizar?

Dia 09 de Setembro é comemorado o #DiadaVelocidade, e claro que gostamos de carros potentes …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *