sábado , 20 abril 2024
Home / Fica a Dica / 6 vantagens de comprar um carro seminovo.

6 vantagens de comprar um carro seminovo.

A compra de um automóvel é sempre um momento que exige paciência na busca da melhor opção. Você já pensou que um carro seminovo bem conservado e completo pode ser um negócio muito mais em conta que um zero quilômetro básico? Mas sabemos que você pode ter alguma duvidas se vale a pena ou não, comprar um carro seminovo, então listamos algumas vantagens de comprar esse tipo de veiculo. Da uma olhada!

183869-como-comprar-um-carro-seminovo-com-seguranca

Quais as vantagens de comprar um carro seminovo?

  • Preço

Talvez essa seja a principal vantagem da compra de um seminovo. Lembre-se de que os veículos têm uma alta taxa de desvalorização. Assim, mesmo pouco tempo depois de comprar um carro zero, seu valor cai substancialmente — pelo menos em 10%. É fato, portanto, que com o mesmo valor de um carro novo é possível comprar um modelo de carro seminovo mais moderno e completo.

  • Seguro

O valor do seguro de um carro usado é menor que o valor cobrado no caso de um carro novo. Como o seguro será cobrado anualmente, essa diferença pode ser bastante relevante ao longo do tempo.

  • Documentação

E ainda fica melhor! A economia da compra de um carro seminovo não se resume só aos valores do veículo e do seguro. O custo de transferência do carro usado é mais em conta, e costuma ser menos da metade do valor dos documentos de um carro novo.

  • Imposto

Que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é pago anualmente você já sabe, certo? Mas será que sabe também que as alíquotas usadas para o cálculo desse imposto são diferentes? No caso, o IPVA é de:

  • 3% para os veículos flex;
  • 4% sobre o valor do veículo com um tipo de combustível.

Como incide sobre o valor do bem e o carro usado naturalmente tem um valor menor, a taxa de imposto nesse caso também será menor que a cobrada para os carros novos.

  • Desvalorização do carro novo 

Evitar a perda de dinheiro causada pela desvalorização de um carro novo é um dos grandes motivos que leva os consumidores a optarem pela compra de um carro usado. A desvalorização do carro zero é, em média, de 20% assim que o cliente retira o automóvel da concessionária e ela continua nos três primeiros anos de uso do veículo.

  • Garantia

Quando você compra um carro usado conseguirá aproveitar parte da garantia oferecida pela montadora ao primeiro comprador caso ela ainda esteja em vigência. Se o carro foi retirado da montadora há um ano e a garantia era de três anos, por exemplo, o novo comprador ainda terá dois anos de garantia. Além disso, as revendedoras costumam oferecer garantias de alguns meses para quem opta por comprar carro usado.

Quais as diferenças entres CARROS USADOS e CARROS SEMINOVOS?

Muitas pessoas têm dúvida sobre a distinção entre carros seminovos e usados. Há também quem ache que é tudo a mesma coisa. Vamos solucionar esse dilema de uma vez por todas! Na verdade, há sim diferenças entre um carro usado e um seminovo.

Um carro seminovo tem no máximo 3 anos de uso e só passou por um único dono. Sua lataria deve estar em ótimas condições e nenhuma de suas partes mecânicas deve apresentar defeito. Assim, carros com sinais de ferrugem na lataria ou defeitos no motor, na embreagem, no câmbio ou na suspensão são avaliados como usados. As alterações feitas também provocam mudança de status. O carro deixa de ser considerado seminovo se:

  • teve sua estrutura afetada por acidentes;
  • sofreu mudanças no motor ou no tipo de combustível;
  • passou por rebaixamento ou inclusão de acessórios além dos originais.

Financeiramente, a diferença entre ambos é que a curva de depreciação é menos acentuada nos carros seminovos. Em outras palavras: o carro perde valor quando sai da fábrica, mas a perda é maior quando ele passa de seminovo para usado.

Conhece mais alguma vantagem de comprar um carro usado em vez de um novo? Tem ainda alguma dúvida? Compartilhe com a gente!

Aqui na Brasal Veículos temos o maior estoque de seminovos com a qualidade e as condições que você procura! Clique aqui e confira.

Fonte: Rodobens

 

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Veja também

Carro em ‘quarentena’: Veja os cuidados com o carro que vai ficar parado.

Um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas é a necessidade de ficar em casa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *