sexta-feira , 29 março 2024
Home / Dicas / Vai comprar um carro usado? Veja essas dicas e saiba quais itens avaliar.

Vai comprar um carro usado? Veja essas dicas e saiba quais itens avaliar.

Antes de comprar um veículo usado, é importante certificar-se de que o carro está em bom estado. Para isso, uma avaliação visual e um test-drive são fundamentais. Separamos 16 dicas pra você , veja quais pontos merecem sua atenção:

  • O que devo verificar na parte externa do veículo?

micro-pintura-11- Examine o carro preferencialmente à luz do dia. Em locais fechados ou escuros, você pode ter dificuldade para observar detalhes importantes.

2- Bolhas na pintura indicam ferrugem.

3- Cheque com atenção os vãos, folgas e encaixes de capô, portas e porta-malas. Desalinhamentos podem denunciar reparo recente ou uma eventual colisão.

4– Para testar o amortecedor, chacoalhe o carro. Caso o veículo balance diversas vezes, o amortecedor pode estar em más condições.

  •  O que devo verificar ao abrir o capô do carro?

servicos corte5- Verifique o óleo, retirando a vareta de seu compartimento e avaliando seu aspecto, nível e viscosidade.

6-  Confira o sistema de refrigeração do motor. O líquido visível no depósito de água não deve apresentar sinais de ferrugem ou aspecto oleoso. Os tubos de borracha não podem estar rachados, quebrados ou ressecados;

7- Veja se o filtro de ar está limpo.

8- A ventoinha deve girar de maneira uniforme, sem grandes vibrações. A correia não pode apresentar rachaduras ou deformações.

  •  O que devo verificar ao entrar no carro?

carro-freio-600x4499- Ao se sentar, observe se os bancos não estão afundados, soltos ou tortos. Verifique também se não estão rasgados, sujos ou quebrados.

10- Examine todos os comandos: faróis, limpadores de pára-brisas, desembaçador, indicadores de direção, luzes de freio, velocímetro, pisca-alerta, buzina, indicador de temperatura, etc.

11- Pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes indicam problemas na vedação ou furos no assoalho.

12- Com o carro parado e o motor ligado, acione o freio, mantendo o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, significa que há vazamento de fluído de freio.

13- Acelere o carro e observe o escapamento. Fumaça em excesso ou cano de escapamento sujo de óleo indicam má vedação dos anéis ou motor com vida útil muito curta.

  •  Além de seguir todas estas recomendações, devo ter algum tipo de cuidado adicional?

documentacao-carro-e-moto14- Antes de comprar um veículo, certifique-se de que ele está em situação legal. Procure um despachante ou o próprio Detran para descobrir o histórico do carro. Leve anotados o nome do proprietário, o número do Renavam, a placa, o ano-modelo e a cor do veículo. Assim será possível verificar se a placa confere com os números de Renavam e chassi, se há restrições administrativas em relação ao veículo e se há multas pendentes. Peça sempre o original dos documentos, não aceite cópias, mesmo que autenticadas.

15- Na documentação do veículo, confira a existência de expressões como “Alienação Fiduciária” ou “Reserva de Domínio”, que indicam impedimentos à venda. Carros financiados pertencem à financeira e só são transferidos para o nome do comprador após a quitação de todas as prestações. A expressão “Sem Reserva” indica que não há restrições à transferência da propriedade do veículo.

16- Modificações no motor, lataria ou equipamentos do carro precisam ser homologadas pelo Detran e devem constar no documento do veículo.

 

Na Brasal temos seminovos e profissionais que realizam essa inspeção nos carros que são vendidos em nossas concessionárias, assim você não precisa se preocupar. Lembrando que as sugestões apresentadas aqui são ideais para realizar uma pré-avaliação e descartar negócios que não têm futuro. Na hora de realizar a compra, entretanto, o ideal é consultar um mecânico de confiança, que poderá fazer uma inspeção mais detalhada e profissional.

Aproveita e vem ver o nosso estoque de seminovos, quase novos: brasal.com.br/veiculos

Fonte: UOL

Sobre Luiza Saigg

Veja também

Dia da Velocidade: Vamos nos conscientizar?

Dia 09 de Setembro é comemorado o #DiadaVelocidade, e claro que gostamos de carros potentes …

2 comments

  1. Muito TOP o artigo de vcs, vou passar a seguir, estao de parabéns pessoal!

  2. Ótimo conteudo no texto, sanou todas as minhas duvdas! Vou passar a seguir mais o site de voces, parabéns aos envolvidos!!! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *