sábado , 20 abril 2024
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Tá calor demais? Veja o que verificar no ar-condicionado para não sofrer

Há algum tempo, o ar-condicionado automotivo deixou de ser um item exclusivo de carros luxuosos para estar presente em praticamente todos os modelos vendidos no Brasil. Além do conforto proporcionado ao motorista e aos passageiros, o ar ainda favorece a segurança nas grandes cidades, pois permite que o veículo circule com os vidros totalmente fechados.

E assim como os outros itens do carro, o ar-condicionado também precisa de atenção e cuidados para não causar problemas à saúde dos ocupantes do veículo. Então segue abaixo algumas dicas de utilização e manutenção do sistema para você curtir os dias de verão em clima de montanha. Confira.

Dicas para não derreter

  • Antes de pegar a estrada
    O ideal é levar o veículo à concessionária para checar o sistema. Peça para o profissional verificar possíveis vazamentos, se as mangueiras estão ressecadas, se o compressor está funcionando, estado do filtro e a quantidade e tipo de gás refrigerante. Também vale uma checada na parte elétrica: em fusíveis e se os ventiladores estão funcionando corretamente.
    “Se você usa o seu ar-condicionado adequadamente, dificilmente esses componentes apresentarão problemas. Mas é bom revisar sempre”, aconselha Adalberto Casalecchi, gerente de serviços da Chevrolet.
  • Sinais de problemas
    Ar-condicionado que demora para esfriar, faz barulhos estranhos ou tem mau cheiro pode indicar problemas. Filtro e dutos sujos, vazamento de gás refrigerante e mangueiras ressecadas são as principais causas.
    A manutenção do ar-condicionado do carro é importante e diz respeito à saúde dos ocupantes. Lembre-se que o aparelho aspira grande quantidade de sujeira enquanto está ligado — e sem manutenção adequada, todos esses microrganismos podem parar nos pulmões de quem está no automóvel.
  • Troca do filtro
    A substituição da peça deve ser realizada de acordo com a recomendação do manual. Geralmente, é feita a cada seis ou doze meses (vai depender do ano de fabricação do veículo), mas se você fica muito tempo no trânsito ou roda bastante por estradas de terra, recomenda-se dar uma checada em intervalos mais curtos. Ao trocar o filtro, realize também uma higienização completa do sistema.
  • Limpeza básica
    Use pano úmido ou um pincel macio para remover a poeira das palhetas das saídas de ar da cabine. Isso combate eventuais bactérias. O cheiro não está bom? Uma dica: ligue o aquecimento do carro na temperatura e velocidade máximas por, pelo menos, 10 minutos. Isso pode diminuir ou até dar fim naquele cheiro de velho do sistema e dentro da cabine. Essa prática, inclusive, está prevista no manual de muitos modelos.
  • Vou deixar o carro parado…
    O uso regular do ar previne diversos problemas de funcionamento. A dica é ligar o ar, pelo menos, uma vez por semana e por cinco minutos, para evitar o ressecamento das mangueiras, que é a maior causa de vazamento de gás, o que pode danificar o equipamento.
  • O carro ficou horas sob sol. O que fazer para o ar gelar mais rápido?
    A primeira orientação é abrir todos os vidros por um minuto para que o ar quente circule. Depois, ligue o motor e o ar condicionado (com entrada de ar externo) e rode por alguns momentos com as saídas de ar voltadas para cima — isso vai ajudar a expulsar as partículas que ficaram acumuladas no sistema e dispersar o ar quente. Depois, acione a recirculação interna, que auxilia no resfriamento mais rápido do interior do veículo.
  • Vai parar?
    Desligue o ar-condicionado alguns minutos antes de chegar ao destino e deixe apenas na ventilação. Isso aumenta a vida útil do filtro, já que a água do sistema condensa a umidade na cabine quando se desliga o motor com o ar em funcionamento. O hábito contribui para minimizar aquele cheiro desagradável de mofo.
    A propósito, mesmo nos sistemas mais modernos, não se deve desligar o veículo com a climatização ligada, pois isso força uma parada brusca no sistema e pode afetar o compressor.
  • Consumo de combustível
    Se você é daqueles que só falta nevar dentro da cabine, lembre-se que quanto mais frio para manter o interior do carro, mais o sistema será exigido, o que demanda mais energia do motor e mais queima de combustível. A dica para não alterar muito a média de consumo é manter a temperatura entre 21º e 23º — ou na metade do indicador de frio do botão de temperatura nos modelos com ar manual.

Fonte: Uol Carros
Blog Connect Parts

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