quinta-feira , 28 março 2024
Home / Novidades / Saiba como serão as novas placas de carro ‘padrão Mercosul’.

Saiba como serão as novas placas de carro ‘padrão Mercosul’.

Untitled design

A partir de 1º de setembro de 2018, as placas de veículos brasileiros começarão a ser substituídas por um novo modelo que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul. A começar por veículos zero Km, a mudança foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e deverá ser aplicada em todos os veículos nacionais até o dia 31 de dezembro de 2023.

A  medida se aplica também aos reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, que serão identificados por uma única placa, instalada na parte traseira.

As novas placas serão revestidas com película retrorrefletiva, fundo branco com margem superior azul e as imagens da bandeira brasileira e o símbolo do Mercosul, mantendo os atuais sete caracteres alfanuméricos. Na parte frontal, a película protetora deverá conter as palavras Mercorsul Brasil Mercosul estampadas. Além disso, possuirão código de barras bidimensionais dinâmicos (Quick Response Code – QRCode) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados de seu fabricante.

Os fabricantes de placas devem credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e serão responsáveis pela produção, logística, gerenciamento informatizado, distribuição e estampagem das placas veiculares. O valor a ser cobrado pelas placas ainda não está definido.

Veja abaixo os modelos:

placas-2

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Veja também

VW Nivus apela para o design, mas também tem conteúdo

  Quando lançou o Tiguan AllSpace em 2018, a Volkswagen prometeu uma “enxurrada” de SUVs dentro de sua gama …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *