Com a alta no preço da gasolina, era bem provável que o etanol se tornasse mais vantajoso para abastecer os veículos flex, não é mesmo?! No entanto, isso nem sempre pode ser considerado verdade para os consumidores, devido aos diferentes preços praticados no mercado. Assim, a velha dúvida continua: é mais vantajoso abastecer com gasolina ou álcool?

Utilizar gasolina ou álcool influencia no desgaste de peças?

Em relação à manutenção e ao desgaste de peças dos carros com motor flex, as montadoras garantem que não há diferenças perceptíveis ou problemas gerados no abastecimento para qualquer proporção álcool-gasolina. Ou seja, há muitas histórias de pessoas que se dizem entendidas no assunto que contam que é melhor para o carro ser abastecido por gasolina do que álcool, ou ainda que o carro se acostuma com um dos combustíveis, ou até mesmo que se você abastecer o carro constantemente com álcool, você deverá abastecer algumas vezes com gasolina porque o álcool não é tão “bom” quanto a gasolina. Todas essas lendas não procedem.

Quem consome mais?

Para o usuário de veículos normais, o mais importante a considerar quando for abastecer o seu automóvel é a diferença de preços, já que o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor. Em média, os carros leves mais utilizados nas ruas consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância.

Como calcular qual é o melhor?

Para saber qual a melhor opção, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) recomenda que o motorista faça uma conta simples. O consultor financeiro Fabiano Santos ensinou como fazer o cálculo:

  • Multiplique o valor da gasolina no posto de combustível por 0,7

– Se o resultado for maior que o valor do álcool, vale abastecer com álcool.

– Se o resultado for menor que valor do álcool, abasteça com gasolina.

Da mesma forma, você pode dividir o valor do etanol pelo da gasolina, se o valor for maior que 0,7 abasteça com gasolina, se for menor abasteça com o álcool.

Dicas para economizar combustível

Segundo o chefe da divisão de motores e veículos do centro de pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia, José Roberto de Campos, tanto para quem escolhe o etanol como para quem prefere a gasolina algumas dicas podem ajudar a economizar combustível.

Utilizar menos o ar condicionado, por exemplo, é uma das atitudes recomendadas para poupar energia e dinheiro. Ligar o ar condicionado com as janelas semiabertas também não é indicado. “Qualquer equipamento elétrico consome mais combustível”, afirma.

Campos também aponta que é melhor utilizar a marcha mais alta possível, com rotação de até 2,5 mil giros.

A impaciência no trânsito, de acordo com Campos, é outra vilã da economia. Acelerar muito faz com que os freios sejam mais utilizados, o que provoca maior gasto de energia. “É preciso manter o acelerador mais constante possível”, aconselha.

Fonte: Portal Mobills

Eai, gostou das dicas?! Comente aqui embaixo se o seu carro é mais econômico com Gasolina ou Álcool;