sexta-feira , 22 setembro 2017
Home / Novidades / Carteira de motorista digital: saiba como vai funcionar

Carteira de motorista digital: saiba como vai funcionar

A nova Carteira de Motorista Digital poderá ser apresentada pelo smartphone e vai valer tanto quanto a versão impressa, que continuará sendo emitida.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). O arquivo virtual da CNH será acessado por meio de um aplicativo para smartphones e a novidade entrará em vigor a partir de fevereiro de 2018.

A novidade também é que poderá ser apresentada no lugar da carteira física e vai ser identificada pela leitura do QRCode  ou certificado digital. Terá a mesma validade do documento impresso, que continuará a ser emitido normalmente.

habilitação

Como vai funcionar?

• Cadastro – O usuário realizará o cadastro no Portal de Serviço do Denatran e confirma seu e-mail com o uso de certificado digital. Para isso, o acesso deve ser efetuado por um equipamento que permite o uso desse certificado; ou por meio do seu e-mail, no balcão do Detran.

• Ativação do cadastro – Será enviado um link para o e-mail informado. Em seguida, o motorista deverá realizar o login pelo aparelho onde deseja ter sua CNH digital.

• Segurança – No primeiro acesso, será preciso criar um PIN (código) para armazenar os documentos com segurança. Será preciso inserir o PIN criado para poder visualizar os documentos.

• Bloqueio – Caso necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos, o usuário deve acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

Sobre Luiza Saigg

Veja também

Being a Blood Donor (2)

Saiba o que observar na hora da compra do seu carro novo

2 comments

  1. cada vez evoluindo mais, da ate medo dessas tecnologias.

  2. Enfim a tecnologia será usado para algo útil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *