sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Peças e Serviços / Saiba os efeitos que o excesso de peso pode causar no seu carro.

Saiba os efeitos que o excesso de peso pode causar no seu carro.

Porta-malas

Você sabia que o excesso de carga pode diminuir a vida útil do seu carro?! Algumas pessoas tem o hábito de rodar com excesso de peso no carro, principalmente em viagens, e desatenção nesse ponto pode causar o desgaste prematuro de pneus, freios, suspensão e óleo e elevar o consumo de combustível.

Confira algumas dicas para roda com segurança com carga total e os problemas que você pode enfrentar:

  • Pneus

    Com o carro cheio, os pneus precisam de mais pressão. Cada modelo traz indicação de calibragem para o veículo vazio e com carga total, limite esse que deve ser respeitado. Caso contrário, o desgaste será maior e o carro ficará com menos estabilidade. Rodar com sobrecarga danifica também a estrutura do pneu, podendo causar deformações como bolhas, o que diminui a vida útil.

  • Freios

    Dirigir um carro com sobrepeso vai exigir mais do freio. O sistema será submetido a um esforço maior para conseguir parar. E quanto maior a velocidade, maior a dificuldade. Esse esforço extra ocasiona o desgaste prematuro do sistema. Os principais componentes – as pastilhas, o tambor e a lona – terão seu processo de desgaste natural acelerado.

  • Combustível

    Ao usar o automóvel com peso extremo, o aumento do consumo será um dos primeiros sinais perceptíveis ao motorista. Para poder desempenhar a mesma velocidade de costume, o motor será mais exigido, o que resulta em maior consumo de combustível. Conforme informações da Volkswagen, a cada 100 quilos de peso o veículo consome 1 litro a mais a cada 100 quilômetros rodados.

  • Suspensão

    O sistema de suspensão sofre desgaste acentuado quando submetido a excesso de peso. A exigência do amortecedor para controlar o veículo carregado é maior. Componentes como as molas, por exemplo, serão submetidos a um esforço superior. O motorista pode perceber isso através de ruídos e folgas no sistema. E um problema leva a outro. A folga pode gerar também o desgaste prematuro dos pneus.

  • Óleo

    O aumento do consumo de óleo pode ser mais um sintoma do sobrepeso, mas talvez esse seja o menos perceptível ao motorista. Ao guiar com peso extremo, o motor do carro é mais exigido para desempenhar uma determinada velocidade e consequentemente o consumo de óleo para lubrificar o motor aumenta. Em caso de carga total frequente, revise o nível do óleo com maior frequência, pelo menos uma vez por semana. As trocas também devem ser antecipadas.

Em todos os manuais de carros há indicação de peso máximo do veículo carregado. Associado à carga também está a calibragem dos pneus, valores diferentes para rodar vazio ou com lotação máxima. Essa orientação deve ser seguida à risca, e não esqueça de fazer as revisões do seu veiculo regularmente. Você pode clicar aqui e agendar a sua.

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Veja também

5 filmes para quem adora acompanhar o mundo sobre 4 rodas

  5 filmes para quem adora acompanhar o mundo sobre 4 rodas Os gêneros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *