domingo , 19 novembro 2017
Home / Peças e Serviços / 6 cuidados que você deve ter com o seu carro no inverno.

6 cuidados que você deve ter com o seu carro no inverno.

2209

Com o inverno chegando, enfim as temperaturas começaram a abaixar, e embora em muitas regiões do Brasil o clima não apresente tantas mudanças, o frio passa a se tornar mais comum e pode influenciar no funcionamento dos carros e nos cuidados com a direção e manutenção do veículo. Tanto o motor, quanto todo o sistema elétrico precisam de mais energia para funcionar. Por isso que muitas vezes o carro não pega de primeira ou acaba engasgando.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você não ficar na mão e dirigir no inverno com segurança, e com o carro sempre em otimas condições.

1- Bateria

É ela uma das mais prejudicadas pelo frio, que reduz a velocidade de reação dos seus componentes químicos. Por isso, é essencial ter cuidado com essa parte do motor do carro, no inverno principalmente. Isso porque, com as temperaturas mais baixas, o óleo pode estar mais viscoso, exigindo mais da bateria para o sistema de partida do carro.

Com o frio, a velocidade de reação dos componentes químicos da bateria também diminui. Fique de olho no nível de carga, já que o gasto é maior nesta época.

Se ao girar a chave na ignição o motor responder com lentidão, pode estar na hora de trocar – ou recarregar – a bateria do automóvel.

Alguns itens como alarme, rastreadores e central de injeção não desligam – eles permanecem em stand by – a bateria é utilizada mesmo com o carro desligado. Caso você for viajar por um longo período sem o carro, pode ser interessante desconectar o cabo do terminal positivo.

Volkswagen E-Golf 2015 (3)

2- Motor de Arranque

Já deu para perceber que o sistema de partida é comprometido com o frio. Com o motor de arranque não é diferente. Para tal, fique de olho em itens como bendix e escovas que podem apresentar defeitos no inverno. Por outro lado, como o afogador é mais requisitado nos meses mais frios, vale a pena verificar o carburador quando a estação começar.

3- Pneus

Os pneus podem sofrer problemas de deformação, principalmente se não estiverem com a calibragem correta. O ideal é calibrar os pneus todas as semanas para evitar danos causados pelo frio.

CLABRIAR_PNEUS_1

4- Se o carro não quer pegar,  não fique insistindo.

Nessa época do ano é comum o carro não pegar de primeira e você, precisando ir trabalhar, fica insistindo seguidamente. É compreensível, mas é também um grande erro: as velas podem se encharcar e causar um verdadeiro prejuízo. Espere um pouco enquanto o combustível evapora totalmente, e aí sim, tente de novo. Se não pegar talvez a visita do mecânico seja a melhor solução. Não esqueça de trocá-las no tempo regulamentar indicado no manual do proprietário, que geralmente é em torno de cada 10 mil Km. Se elas estiverem escuras pode ser sinal da presença de óleo na câmara de combustão ou excesso de combustível. Vale a pena dar uma olhada.

$_32

5- Ar-Condicionado

Com o friozinho chegando, hora de dar um tempo no ar-condicionado, certo? Errado!

Manter o ar-condicionado desligado por muito tempo pode fazer as borrachas de vedação ressecarem, além de danificar a tubulação. Especialistas recomendam ligar o ar entre 10 minutos a uma hora por semana para circular o gás pelos tubos e lubrificar as borrachas. Se estiver muito frio, você pode até testar a função de ar quente do ar-condicionado!

cuidados-ar-condicionado

6- Dicas no trânsito

Mesmo tomando todos os cuidados, os problemas do trânsito e alguns hábitos de direção podem comprometer o funcionamento do carro. Os congestionamentos são um bom exemplo. Muitos motoristas costumam ligar e desligar o carro em engarrafamentos. Isso não é nem um pouco indicado no inverno. Isso pode sobrecarregar ainda mais todo o sistema de partida e seus componentes, que já são mais forçados em temperaturas menores.

Outra dica é dar preferência ao freio de mão em situações como sinais fechados. O freio de pedal exige muito mais da bateria – que já é mais forçada no inverno – em marcha lenta.

como-arrancar-el-coche-cuesta-arriba

Siga essas dicas e mantenha seu carro em pleno funcionamento mesmo nas temperaturas mais baixas, não esqueça de fazer as revisões periódicas no seu Volkswagen. Você pode agendar seu serviço clicando aqui ou ligando nos telefones: (61) 3962-6622/(61) 3035-6622.

 

Fonte: GuiaAuto

Sobre Aurea Guimarães

Veja também

como-trocar-o-oleo-do-carro-nova-via-veiculos-e-cia

6 coisas que você precisa saber sobre troca de óleo e filtro de carro

Pode parecer uma bobagem, mas a troca do óleo é um dos procedimentos mais importantes …

2 comments

  1. oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

  2. Muito interessante esse assunto. Vou acompanhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *