Voltar

Novidades

Sonho de voltar a estudar se torna realidade em canteiro de obras da Brasal Incorporações

A Brasal Incorporações acredita que a educação tem o poder de transformar vidas. Com essa premissa, um projeto idealizado pela Incorporadora vai transformar o sonho de muitos colaboradores de voltar a estudar em realidade. Em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Uberlândia, a partir do dia 4 de abril, cerca de 20 trabalhadores trocarão as ferramentas pelo papel, o lápis e a borracha, e uma sala de aula implementada em um dos canteiros da incorporadora, na região Sul.   

O projeto, instituído para alfabetizar trabalhadores que não possuem formação básica, faz parte do “Instituto Mais Brasal”, que visa promover ações, envolvendo qualificação, educação, saúde, segurança do trabalhador e gestos de gentileza urbana e social nas cidades onde atua. 

Segundo Sebastião Longuinho, diretor da Brasal Incorporações | Filial Uberlândia, a educação é direito fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, pessoal e profissionalmente. “Queremos dar aos trabalhadores que não tiveram acesso aos estudos em outro momento, a oportunidade de aprender e continuar estudando. Acredito que a educação oportuniza um mundo novo, cheio de possibilidades para os que seguem em frente”, afirma.

O operador de máquina, Nivaldo Luiz da Silva, 48 anos, que está há pouco mais de três anos na Brasal, será um dos alunos da classe. “Eu sei ler um pouco porque fiz até o segundo ano, mas parei. Quero muito voltar a estudar. É muito importante. Estou muito feliz com essa oportunidade de aprender aqui mesmo na obra”, disse.

 

Espaço educativo

O espaço, com estrutura adequada, localizado no canteiro de obras do empreendimento Arven, foi reestruturado, mobiliado e decorado pela empresa. O local climatizado, possui carteiras, lousa, armário, mesa para o professor e uma TV. A Brasal também vai oferecer lanche antes do início das aulas que acontecerão de segunda a sexta, das 18h às 21h.  A Secretaria de Educação disponibilizará professor, uniforme, material didático e a certificação.

Ao final do processo de alfabetização, que durará cerca de um ano, os alunos do Ensino Fundamental receberão o certificado de conclusão do curso para seguir o ensino regular.

Para a secretária de Educação, Tania Toledo, a alfabetização por meio do Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos é um compromisso que a Prefeitura de Uberlândia tem com a formação educacional das pessoas. “Ampliar e conseguir atender mais estudantes é uma maneira de abrir novos horizontes para quem, por variados motivos, não teve esta chance no momento oportuno. Portanto, é importante firmarmos parcerias para difundir ainda mais o alcance deste programa”, enfatiza.

A política de incentivar a educação na Brasal Incorporações não se restringe ao projeto de educação básica. Sebastião Longuinho comenta que a empresa possui uma política de treinamento com cursos internos e que o incentivo ao estudo faz parte do planejamento estratégico da empresa. “Temos constantes palestras não apenas para reforçar as competências organizacionais da Cultura de Realização Brasal, como espírito empreendedor, ambiente inovador e gestão da evolução, como também temas relacionados à saúde e segurança. A empresa possui programas de valorização, capacitação e reconhecimento dos colaboradores”, finaliza. 

Instagram YouTube Pinterest LinkedIn

Contato