Voltar

Novidades

Aedes do Bem: Brasal Incorporações adota projeto em Uberlândia

Aedes do Bem: Brasal Incorporações adota projeto em Uberlândia

O crescente aumento dos casos de dengue em todo o Brasil preocupa a todos e acende um alerta nas empresas, instituições e autoridades. Preocupados em garantir a segurança daqueles que trabalham diariamente em suas obras, a Brasal Incorporações, filial Uberlândia, é a primeira empresa da cidade a implementar, nesta próxima quinta-feira (07), o projeto Aedes do Bem em todos os seus canteiros de obras. O projeto é de uma tecnologia inovadora em que utiliza os mosquitos Aedes aegypti machos – que não transmitem a doença – para controlar a população de fêmeas, as responsáveis pela transmissão dos arbovírus causadores da doença. 

Para entender a importância do projeto, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em Minas Gerais, somente neste ano, já foram registrados mais de 80,5 mil casos de dengue. Ainda segundo o boletim, Uberlândia já soma mais de 3 mil casos positivos da doença em 2024. 

Diante dos dados é preciso estar atento a locais abertos que podem acumular poças de água. Por isso, a Brasal Incorporações mantém uma vigilância constante, seguindo protocolos rigorosos de prevenção ao longo do ano, com medidas intensificadas especialmente durante o período de alerta, como a identificação e eliminação de criadouros do mosquito, além do uso de cloro e água sanitária nos locais onde a eliminação total de água não é viável.

Ao adotar o projeto Aedes do Bem a Brasal Incorporações mostra mais um passo no combate à dengue. O engenheiro de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, Nilson Nogueira, destaca as ações que serão implementadas pela empresa, incluindo a realização de dedetizações periódicas, palestras e treinamentos. “O projeto Aedes do Bem, é uma solução inovadora, sustentável e eficaz para diminuir o número de mosquitos transmissores da dengue, zika, chikungunya e assim não estamos apenas protegendo nossos colaboradores, mas contribuindo para a segurança e bem-estar de toda a sociedade. A Brasal traz impacto real à vida das pessoas.”, afirma.

Para João Carlos de Oliveira, pesquisador e professor da área ambiental da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, o projeto demonstra responsabilidade social e sustentabilidade da empresa, sendo estratégias de promoção da saúde ambiental.”Essa técnica que libera os vetores de machos estéreis, vai fazer parte de um processo de controle de outros vetores e assim vai surtir efeito daqui a um determinado tempo, mesmo que não resolva de imediato, o Aede do Bem é uma tecnologia social que pode contribuir para resolver um problema de saúde ambiental”, explica o pesquisador. 

O diretor regional da Brasal em Uberlândia, Sebastião Longuinho, ressalta a importância do projeto Aedes do Bem para a Brasal Incorporações. “Estamos vendo os números de casos de dengue em nossa cidade aumentarem, e o projeto Aedes do Bem vem com o objetivo de colaborar diminuindo os mosquitos transmissores que podem estar em nossos canteiros de obra e assim mantendo a segurança dos nossos colaboradores, e também da comunidade que vive ao redor” destaca. 

Além da filial em Uberlândia, o projeto também foi implementado nas outras duas filiais da empresa, localizadas em Brasília e Goiânia, reforçando o compromisso da Brasal Incorporações com os colaboradores e a sociedade em que atua.

Conheça a técnica utilizada pelo projeto no combate ao Aedes Aegypti

A abordagem usada no projeto Aedes do Bem é eficaz e sustentável no combate ao Aedes Aegypti. Isso porque a técnica usada é a de liberar grandes quantidades de machos estéreis – que possuem uma característica modificada em laboratório – em locais de possíveis focos para assim limitar a reprodução da própria espécie, diminuindo o número de fêmeas, que são as que transmitem a doença, na área tratada. Isso é eficaz porque as fêmeas só se acasalam uma vez na vida e quando ela se acasala com um macho estéril, ela não produz descendentes, o que reduz a população de mosquitos ao longo do tempo. 

Para saber mais sobre o Aedes do Bom basta acessar o site do projeto www.aedesdobem.com.br

Instagram YouTube LinkedIn

Contato