Responsabilidade socioambiental
A Brasal adota, sempre que possível, o referencial da sustentabilidade. Isso significa desenhar processos, produtos e serviços à luz dos possíveis impactos sociais e ambientais.
A Brasal Refrigerantes adota postura, comportamentos, programas e ações que contribuam com a preservação do meio ambiente, redução dos impactos de suas atividades, apoio ao desenvolvimento local e a geração de emprego.
Dentre os Valores e Políticas da empresa está o compromisso com práticas sustentáveis, envolvendo todas as partes interessadas ao negócio, e a atuação junto à órgãos governamentais com propósito de atender os requisitos legais vigentes relacionados à responsabilidade socioambiental.
Para os colaboradores e administradores da Brasal, responsabilidade socioambiental é "ter a ética como compromisso e o respeito como atitude nas relações com parceiros, acionistas, clientes especiais, fornecedores, agentes financeiros, colaboradores, Poder Público e autoridades, comunidades de entorno, imprensa e público em geral".
Conheça os principais parceiros Socioambientais da Brasal Refrigerantes:
Iniciativa que oferece cursos profissionalizante para jovens de comunidades locais com o objetivo de promover o aprendizado em cursos de Varejo, Empreendedorismo, Excelência em Eventos e Logística. O curso capacita jovens de 15 a 24 anos, mas admite a participação de quem se interessa pelo projeto, se houver vagas disponíveis. São quatro ciclos anuais com dois meses de duração e aproximadamente 120 alunos por ciclo. Atualmente, no Distrito Federal, são três instituições credenciadas pelo Coletivo (Casa Azul - Samambaia, Casa Azul – Riacho Fundo II e CESAM – Ceilândia), beneficiando cerca de 900 jovens por ano e oportunizando o encaminhamento destes ao mercado de trabalho.
Campanha interna de doação de sangue em parceria com a coleta externa do Hemocentro Brasília.
Homenagem à data cívica do dia 22 de março. Internamente é promovido o “Momento Água”, onde os colaboradores podem conhecer um pouco mais dos processos de tratamento de água realizados pela Brasal Refrigerantes, conhecer sobre a importância da água e se conscientizar.
Desde 2002, a Brasal Refrigerantes participa ativamente das edições da Ação Global, em parceria com o SESI-DF por meio da realização de oficinas de reciclagem de materiais e artesanato, que contribuem com a preservação ambiental.
Atividade desenvolvida em parceria com a Coca Cola Brasil (CCIL) e ADASA com o objetivo de minimizar os impactos de forma a garantir a qualidade da água, principalmente da água doce, para as próximas gerações. Os colaboradores voluntários são responsáveis pelo recolhimento de resíduos da margem do lago escolhido para a ação no DF.
Acompanhamento psicológico oferecido a todos colaboradores que precisem de auxílio psicossocial, sejam problemas profissionais, sociais ou pessoais. O atendimento é feito profissional experiente.
São realizados campeonatos internos e também é incentivada (inclusive com patrocínio) a participação de colaboradores em campeonatos externos.
Nas dependências da Empresa está instalada uma lanchonete para atendimento aos colaboradores.
Convênios celebrados com instituições de ensino, faculdades, institutos de beleza, escolas de idiomas e outros segmentos, com o objetivo de viabilizar a educação e acesso à descontos para os colaboradores e dependentes diretos.
É oferecido próximo à Empresa local fechado e com segurança para os colaboradores estacionarem seus veículos.
Programa de reuniões pontuais com áreas determinadas. As reuniões acontecem com a presença do Diretor Geral e a Gerente da Gestão da Qualidade. Não é permitida a participação de lideranças da área participante (somente operacional) e todos os assuntos são confidenciais e tratados em ata até a sua finalização.
Kit oferecido aos colaboradores que a esposa espera um bebê e para as colaboradoras gestantes. O kit é composto com itens básicos ao recém-nascido.
Kit anual oferecido aos dependentes de colaboradores que estejam cursando do maternal ao ensino médio.
Um massoterapeuta qualificado atende dentro das instalações da Empresa oferecendo serviços de massagem relaxante, massagem expressa, linfática e pós-operatória.
É mantida agência interna do Banco Itaú e caixas eletrônicos para utilização de todos os colaboradores.
A Empresa, em parceria com a Rede Sodexo, oferece aos colaboradores refeição balanceada e cardápios variados (self-service, grelhados, via light e prato gourmet). É oferecido ticket-refeição a todos os colaboradores externos.
Dentro das instalações da Empresa há instalado um salão de beleza onde os colaboradores podem ser atendidos mediante horário agendado.
O serviço médico promove campanhas de vacinação contra febre amarela, hepatite, antitetânica e campanhas como as de doação de sangue e de cuidados no período do carnaval. Além das campanhas são divulgados periodicamente informativos de saúde aos colaboradores.
É oferecido atendimento emergencial e ambulatorial a todos os colaboradores. Além dos serviços de exames periódicos, admissionais e demissionais, o serviço médico apoia ações de prevenção e profilaxia.
No dia do aniversário, o colaborador recebe das mãos do seu gestor um vale-produto que lhe dá direito a retirar gratuitamente uma caixa de produto no balcão de vendas.