A Brasal Refrigerantes acaba de conquistar um marco inédito: foi reconhecida como a operação com melhor desempenho global em eficiência logística no sistema Coca-Cola. O resultado veio do Global Supply Chain Benchmark, painel que compara centenas de plantas ao redor do mundo com base em indicadores financeiros e operacionais. A unidade conquistou o 1º lugar global no benchmark de supply chain entre mais de 500 plantas do sistema, com destaque em custo logístico sobre receita líquida.
Entre mais de 500 unidades avaliadas, a Brasal alcançou o 1º lugar no indicador de custo total da cadeia sobre a receita líquida, com um índice de 7,85% à frente de grandes engarrafadores da América do Norte e Europa.
Esse reconhecimento internacional reforça o compromisso da Brasal com a gestão de excelência, cultura colaborativa e investimentos consistentes em tecnologia e pessoas.
“Esse desempenho é fruto de um modelo de gestão baseado em colaboração, excelência operacional e investimento em tecnologia. Há anos nos destacamos no cenário latino-americano, e agora, mais uma vez, assumimos a liderança global”, comenta Iago Arcadepani, coordenador de engenharia logística da unidade, que ingressou na empresa em 2019 como estagiário.
Supply chain eficiente: resultado de uma cultura orientada por dados e excelência
A cadeia de suprimentos é responsável por integrar todas as etapas que viabilizam a entrega das nossas bebidas: desde o planejamento de demanda e aquisição de insumos, passando pela produção e logística, até a distribuição final. Na Brasal Refrigerantes, essa cadeia vem sendo cuidadosamente monitorada desde 2013, com dezenas de indicadores que asseguram o controle total de eficiência, custos e produtividade.
“O indicador que colocou a Brasal no topo, custo total da cadeia sobre receita líquida, mostra que a operação da empresa é a mais eficiente de todo o sistema Coca-Cola, com um índice de 7,85%, superando inclusive grandes engarrafadores da América do Norte e Europa. Essas conquistas motivam e valorizam a equipe. É a excelência em processos e a valorização das pessoas, o jeito de ser Brasal”, afirma Enezil Egídio da Costa, diretor de logística da Brasal Refrigerantes.
Liderança global com propósito e cooperação
A conquista é reflexo da busca contínua por excelência operacional, gestão inteligente e cultura colaborativa, elementos que fazem parte do DNA da Brasal e da forma como entregamos valor em cada etapa da nossa operação.
Para Rafael Rosano Neto, diretor industrial da Brasal Refrigerantes, o reconhecimento internacional também traduz o papel da unidade como referência para todo o sistema: “Esse resultado reforça a Brasal no cenário global do sistema Coca-Cola não apenas pela performance técnica, mas também pela sua cultura de cooperação, que compartilha boas práticas com outras unidades e ajuda a elevar o desempenho do sistema como um todo. Um verdadeiro exemplo de liderança com propósito e consistência."
Na Brasal, excelência é rotina. Acesse brasal.com.br/refrigerantes e conheça mais sobre nossos indicadores, certificações e práticas de gestão.