quinta-feira , 28 março 2024
Home / Novidades / EPTG terá faixas de ônibus invertidas nos horários de pico

EPTG terá faixas de ônibus invertidas nos horários de pico

Veja como vai funcionar a inversão de trânsito na faixa exclusiva da EPTG.

Mudança de sentido nas faixas exclusivas de ônibus da EPTG começam a valer a partir de 18 de março. Tráfego na via deve voltar à configuração atual após compra de BRTs e ônibus com portas do lado esquerdo.

O Governo do Distrito Federal dará mais um ano para as concessionárias comprarem os veículos destinados à pista construída exclusivamente para atendê-las. Até lá, são necessárias mais obras para a inversão no trânsito, anunciada para começar em 18 de março como uma medida provisória.

Quem transita pela EPTG viu, desde meados de janeiro, tratores nas extremidades das faixas exclusivas. Agora, há cones ao longo do trajeto. Dois caminhos em formato de X foram abertos no canteiro central: um próximo ao Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), outro perto de um dos viadutos que levam a Taguatinga Centro. Com a nova estrutura, durante os horários de pico, uma das faixas exclusivas ficará liberada para motoristas de veículos de passeio; a outra, do lado oposto, será liberada para motoristas de táxis, ônibus e escolares.
Responsável pela execução dos trabalhos junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e à Secretaria de Obras e Infraestrutura, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que as mudanças valerão de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Plano Piloto, e das 17h às 20h, no sentido Taguatinga. Por meio de nota oficial, a pasta comunicou que, fora dos horários de maior fluxo, o tráfego na EPTG funcionará de acordo com a configuração atual.
Das 6h às 9h, a pista sentido Taguatinga-Plano Piloto funcionará com quatro faixas e veículos de passeio poderão trafegar na faixa exclusiva. Das 17h às 20h, o procedimento será o mesmo, mas na direção contrária.

Alterações

As alterações valem só para a via principal da EPTG. O trânsito nas marginais não passará por mudanças. Pela manhã, das 6h às 9h, a pista sentido Taguatinga-Plano Piloto funcionará com quatro faixas e veículos de passeio poderão trafegar na faixa exclusiva. Ônibus, táxis e escolares, no entanto, cruzarão o X perto de Taguatinga Centro e circularão na via exclusiva.

Das 17h às 20h, o procedimento será o mesmo, mas na direção contrária. Motoristas que trafegarem no sentido Plano Piloto-Taguatinga terão quatro faixas para circular, incluindo a exclusiva. Enquanto isso, coletivos, táxis e escolares rodarão na faixa exclusiva da pista oposta.

Izídio Santos ressaltou que haverá anteparos ao longo das pistas reservadas a ônibus, com tachões e cones fixados no asfalto para garantir a sinalização e a segurança tanto de motoristas que estiverem na mão inglesa quanto dos condutores que trafegarem nas três demais faixas. O superintendente do DER-DF acrescentou que os itens usados na via são provisórios. Além disso, a EPTG contará com guinchos, veículos de fiscalização, além de mecanismos para controle da velocidade máxima — que será de 60km/h nas vias exclusivas e monitorada pelos tacógrafos dos coletivos.

 

Sobre Luiza Saigg

Veja também

VW Nivus apela para o design, mas também tem conteúdo

  Quando lançou o Tiguan AllSpace em 2018, a Volkswagen prometeu uma “enxurrada” de SUVs dentro de sua gama …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *