quinta-feira , 28 março 2024
Home / Novidades / Tudo o que você precisa saber sobre dirigir na gravidez

Tudo o que você precisa saber sobre dirigir na gravidez

Um filho muda muita coisa. Entre tantas preocupações que podem surgir, uma delas está na relação das futuras mamães com o volante.

Mulheres grávidas podem dirigir até qual mês da gestação?

Por lei, dirigir qualquer tipo de veículo é uma atividade legalmente liberada para a grávida em qualquer período da gestação.

O que ajuda a causar confusão sobre o assunto: até 1997, o Código Nacional de Trânsito dizia que as gestantes só podiam dirigir até os cinco meses de gravidez. A justificativa era que a mulher ficava mais dispersa e distraída a partir desta fase.

Dica: Fale com um médico sobre o assunto. Algumas mulheres com gravidez de risco ou que enjoam muito, têm tontura, pressão alta ou baixa, entre outros sintomas, são orientadas a não dirigir.

Grávidas podem dirigir por longas distâncias?

De acordo com o médico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) Alberto Sabbag, é bom evitar fazer viagens demoradas, principalmente se não houver possíveis pontos de parada e se o dia estiver muito quente. Vale lembrar que pressão baixa é algo comum nessa fase. Grávidas também devem evitar dirigir nas últimas quatro semanas de gestação, segundo Sabbag.

O cinto de segurança incomoda, grávidas podem ficar sem?

Jamais. Nunca deixe de usar o cinto de segurança e nunca desative o airbag. “O único cinto totalmente contraindicado é o abdominal, use sempre o cinto de três pontos. Além disso, o cinto deve sempre estar embaixo da barriga e a gestante o mais distante possível do volante”, afirma Sabbag.

Grávidas podem dirigir ou andar na garupa da moto?

Não, em hipótese alguma, nem como condutora, nem como carona. Durante a gravidez, à medida que o feto se desenvolve, a barriga aparece e o centro de gravidade se desloca para a frente. “O centro de gravidade muda durante a gravidez. Elas perdem o equilíbrio com mais facilidade e o risco de queda é altíssimo. A força de uma gestante também é menor do que a de uma mulher não grávida. Então, evite andar de moto, patins, bicicleta, cavalo, (risos)”, afirma Alberto Sabbag, da Abramet.

Depois do parto, quando as mulheres podem voltar a dirigir?

O ideal é voltar depois de três semanas, mas vale sempre perguntar para o médico: cada caso é um caso.

Fonte: Auto Esporte

 

Sobre Luiza Saigg

Veja também

VW Nivus apela para o design, mas também tem conteúdo

  Quando lançou o Tiguan AllSpace em 2018, a Volkswagen prometeu uma “enxurrada” de SUVs dentro de sua gama …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *