sábado , 23 março 2019
Home / Dicas / Quanto tempo leva a aprovação do financiamento de carro?

Quanto tempo leva a aprovação do financiamento de carro?

Uma das dúvidas mais frequentes para quem vai comprar seu primeiro veículo ou até mesmo trocar de automóvel é: quanto tempo leva a aprovação do financiamento de carro? A resposta é objetiva: de 1 minuto a 3 horas. No primeiro caso a aprovação do financiamento é automática, no segundo é quando o pedido de crédito entra em análise. Esses dois tempos de resposta são para financiamentos feitos em revendas de carros usados, ou em concessionárias, pelos principais bancos e financeiras do mercado.

Em outros casos, quando o financiamento é feito diretamente na agência bancária do cliente, o tempo pode chegar a até 15 dias. Há ainda outra situação, de quando o financiamento é negado e uma reanálise é solicitada.

Aprovação automática do financiamento do carro

Esse é a forma mais comum de aprovação de financiamento de concessionárias e em lojas de carros usados. Nesse caso o cliente vai até a loja ou envia os seus dados pessoais (CPF, RG, Endereço e etc) por e-mail para a empresa, e com o carro e entrada definidos, as informações são enviadas para o sistema do banco ou financeira.

Um programa analisa as informações do cliente, bem como o carro que será comprado. A partir disso, em poucos minutos, sai o veredito: financiamento aprovado ou recusado. A análise é toda feita por um software, sem interferência de qualquer pessoa.

Mas há a hipótese do crédito ir para análise.

Financiamento de veículo em análise: tempo de resposta

Isso acontece quando o sistema do banco, onde os dados são analisados, encontra alguma divergência de informação ou fica em ‘dúvida’ sobre aprovar ou não o crédito. Se for o seu caso, o pedido de financiamento irá para uma análise mais aprofundada. A partir daí, a resposta dos bancos leva até 3 horas úteis. Nessa etapa são pessoas que vão reanalisar os dados e dar o veredito final. É comum que nesse período o cliente receba uma ligação do banco para checar os dados fornecidos.

Em alguns casos, após a análise, o financiamento é recusado por motivos que permitem pedir uma reanálise. A reanálise geralmente demora de 6 a 12 horas e pode ser solicitada quando o banco justifica a não aprovação por não conseguir contato com cliente ou local de trabalho, os telefones serem incorretos, a entrada ou renda ser incompatível com a politica de crédito do banco, entre outros.

Financiamento de veículo em cooperativas ou na agência bancária

Alguns clientes preferem financiar o seu carro diretamente na sua agência bancária ou em cooperativas de crédito. Nesses casos, em várias instituições, a aprovação é feita por um comitê. Essa análise geralmente acontece em reuniões semanais ou quinzenais, o que pode te levar a uma espera de até 15 dias.

Financiamento recusado: é possível tentar em outro banco?

Sim, se o seu financiamento foi recusado em um banco ou financeira não significa que outro não possa aprovar. No entanto, antes de tentar financiamento em determinada instituição financeira, verifique se você não teve problemas com aquela empresa. Muitos bancos deixam uma restrição interna para alguns consumidores. Os motivos podem ser inúmeros, como renegociação de dívidas, por exemplo. Isso acontece apenas se você teve problemas com aquele determinado banco.

E lembre-se, se você estiver com o seu nome na lista do Serasa ou SPC, provavelmente vão negar seu pedido.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

fonte: Pemavel

Sobre Aurea Guimarães

Veja também

Gasolina ou álcool? Descubra qual o mais vantajoso para o seu bolso!

Com a alta no preço da gasolina, era bem provável que o etanol se tornasse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *