quinta-feira , 28 março 2024
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Saiba os cuidados necessários com seu carro na seca.

A gente sabe que nessa época do ano os brasilienses sofrem com o tempo seco na capital, mas o que muitos não sabem é que assim como as pessoas, os carros também sofrem com as temperaturas elevadas, principalmente aqueles que ficam estacionados em locais abertos, sem proteção do sol, e do ar poluído.

Por isso, listamos alguns cuidados preventivos que é preciso ter com o seu carro quando a seca começa a castigar.

  •  Filtro de ar: O ar poeirento que é comum com esse tempo, prejudica o filtro de ar. Areia, fuligem e material particulado em suspensão vão acumulando no filtro de ar, que perde poder de vazão. Com isso o carro perde potência e tem seu consumo  aumentado. Nesse período de seca, é importante verificar o elemento mesmo antes da troca recomendada pelo manual, ou usar o parâmetro que o manual passa para uso do carro em condições severas.

 

  • Filtro de ar condicionado ou filtro pólen: O ar poluído do período prejudica o filtro de ar condicionado e também a nossa respiração, além de reduzir a capacidade de resfriamento da cabine. Nesse período de seca, é importante verificar suas condições mesmo antes da troca recomendada pelo manual, ou usar o parâmetro que o manual passa para uso do carro em condições severas.

 

  • Palhetas: Quando a chuva chegar, estarão ressecadas e duras, prejudicando o potencial de limpeza e a visibilidade. Pode haver vibração da mesma que, no longo prazo, chega a danificar o vidro, provocando riscos e ondulações. Além disso, se a palheta estiver com areia e pó acumulado, pode riscar o vidro quando entrar em operação. Solução: Limpar as palhetas com um pano úmido para tirar a sujeira e lavar os vidros manualmente (sem usar o esguicho do carro) de vez em quando, removendo todas as impurezas.

 

  •  Pneus: Não que os pneus sejam especialmente penalizados pelo tempo seco, mas muita gente só percebe que o pneu está perdendo sua segurança em piso molhado. Mas uma dica importante é o momento da calibragem, para garantir a calibragem ideal utilize a informação indicada pela montadora sempre com os pneus frios, logo pela manhã, rodando à menor distancia possível. Calibrar os pneus quentes pode levar a uma leitura equivocada e consequente a vida útil do pneu. Os pneus devem ser calibrados semanalmente ou no máximo a cada 15 dias.

 

  • Óleo: Nos dias quentes é natural que o motor também trabalhe em temperaturas mais altas, portanto o veículo tende a consumir mais óleo. Lembre-se de verificar o nível de óleo semanalmente. Veículos submetidos as altas temperaturas em situação de tráfego urbano podem sofrer ainda mais com o consumo de óleo.

 

  • Bateria: Apesar de falarmos mais de baterias no inverno, durante o verão a mesma também sofre um desgaste acentuado devido estar submetida a altas temperaturas. Uma das dicas é evitar ligar e desligar o veículo em curtas distancias.

Eai, gostou das dicas?! Ah, lembre-se de manter as revisões do seu carro em dia, ok.

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

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