sexta-feira , 29 março 2024
Home / Fica a Dica / Como comprar um carro seminovo com consórcio.

Como comprar um carro seminovo com consórcio.

O consórcio de seminovos é uma boa forma de conseguir comprar seu carro. Embora muita gente prefira comprar carros novos, muitos veem nos seminovos uma oportunidade mais vantajosa por conta da redução de preço em relação ao carro zero.

Então vamos falar um pouco sobre a possibilidade de comprar um carro seminovo por meio de consórcio e quais são as vantagens e desvantagens dessa opção. Confira!
Qual-o-melhor-consórcio-de-carro-para-fazer

Como funciona o consórcio de carros seminovos?

Esse tipo de consórcio não é muito diferente do consórcio de carros novos. Basicamente, o cliente faz parte de um grupo de consorciados que é organizado por uma administradora sujeita às exigências do Banco Central, por exemplo, a Brasal Consórcios. O consorciado paga as prestações mensalmente, mas só recebe a carta de credito para compra do veículo quando é contemplado.

Em alguns casos, você só pode solicitar sua carta de crédito após o término do contrato. Mas também é possível oferecer o valor do seu carro usado para antecipar parcelas, passando então a concorrer para ser contemplado mais rapidamente, ou seja, dar lances. Para isso, é importante verificar as condições com a administradora antes de fechar o negócio.

Que cuidados tomar ao adquirir um consórcio de carro seminovo?

No caso do consórcio de seminovos, é preciso dar atenção a alguns pontos específicos. Confira agora mesmo alguns dos mais importantes:

Avalie o contrato

Leia atentamente todas as regras descritas no contrato e não assine caso tenha qualquer dúvida. Dê atenção especial aos seguintes pontos:

  • verificar se a administradora atende às exigências do Banco Central;
  • consultar as informações, usando para isso seu CNPJ;
  • analisar as condições referentes à contemplação;
  • desconsiderar promessas verbais — tudo o que for relacionado ao consórcio deve estar devidamente previsto em contrato.

Avalie o veiculo

Ao ser contemplado com a carta de crédito, é importante avaliar o veiculo a ser adquirido. Para essa análise, é recomendável levar com você um mecânico de confiança, que tenha conhecimento técnico suficiente para verificar problemas ocultos. Em relação a esse ponto, é preciso ficar atento principalmente a:

  • danos aparentes no veículo, como vidros trincados e ferrugem;
  • fechamento inadequado das portas (empenamento);
  • ausência dos equipamentos de segurança ou presença de itens fora da validade;
  • número de chassi do veículo diferente daquele que consta no documento;
  • situação ilegal do veículo.
  • Existe diferença entre o consórcio de seminovos e de carros novos?

Na verdade, o consórcio é o mesmo. O que muda é o valor da carta de crédito e a intenção do consorciado. Quando contemplado, ele pode usar sua carta de crédito da maneira que achar mais conveniente, dependendo da situação que o comprador se encontra e do objetivo de uso do veiculo. De toda forma, são necessários alguns cuidados na escolha do carro para que as vantagens de custo não se percam em um veículo com os dias contados!

Uma carta de crédito de 20 mil reais, por exemplo, pode dificultar bastante a aquisição de um carro novo. Por isso, é mais voltada para os seminovos. Mas nada impede que você, tendo um dinheirinho extra, complete o pagamento do seu próprio bolso e adquira um modelo zero!

E o contrário também pode acontecer: você entra no consórcio pensando em um carro novo, mas depois muda de ideia, preferindo um seminovo. Nesse caso, você pode aproveitar a carta para comprar um modelo seminovo mais completo ou usar o saldo restante para antecipar o pagamento das parcelas que ainda faltam para quitar seu consórcio. O que você não pode fazer é contratar um consórcio de carro e comprar uma casa, por exemplo. O bem tem que ser aquele previsto ao adquirir sua cota.

Quando o consorciado é contemplado, ele recebe a carta de crédito que comprova seu direito à quantia contratada. Mas não há pagamento em espécie em sua conta, ok? Com sua carta em mãos, você informa o modelo, o local e os dados do carro que pretende comprar, deixando que a administradora dê conta de todo o processo de compra.

Adquirir um carro é um sonho. E, para isso, o consórcio é uma ótima opção! Fazer um consórcio de seminovos, então, é uma alternativa não só extremamente viável como, na verdade, mais vantajosa que qualquer financiamento! Então o que ainda está esperando para correr atrás do seu sonho? Clique aqui e conheça os planos da Brasal Consórcios.

Fonte: Rodobens

 

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Veja também

Carro em ‘quarentena’: Veja os cuidados com o carro que vai ficar parado.

Um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas é a necessidade de ficar em casa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *