quarta-feira , 24 abril 2024
Home / Fusion / Carro Híbrido: o veículo campeão em economia de combustível.

Carro Híbrido: o veículo campeão em economia de combustível.

Você já ouviu falar de carros híbridos? Se sim, sabe o que é esse tipo de veículo? Apesar de pensarmos que pode ser um carro diferenciado, uma espécie de cruza com dois tipos de veículos que dá origem a algo totalmente diferente, a caracterização “híbrido” refere-se à forma de alimentação do motor dos veículos. Um exemplo, é o Ford Fusion Hybrid.
Um spoiler: tecnologia de ponta, segurança e um silêncio absoluto, além de uma economia incrível. Mas antes vamos conhecer um pouco mais sobre essa categoria de carro pouco conhecida no Brasil.fusion 3 ov

O que é um carro híbrido e como funciona?

O carro híbrido é um veículo que pode ser abastecido por meio de duas fontes de energia para o funcionamento do motor. Isso não significa, no entanto, que você terá de gastar com duas fontes de combustível ao invés de uma, como acontece para os carros a combustão. Ao apresentar dois motores, o carro propicia economia de gasolina, por exemplo, pois toda a força da qual o veículo depende para se locomover não vem apenas do motor a combustão.

No caso dos carros híbridos, as baterias elétricas são recarregadas pela energia cinética gerada pela queima do combustível, não sendo necessária a recarga em algum posto de abastecimento elétrico, além do abastecimento com combustível. O carro híbrido pode ser visto, dessa forma, como um veículo sinônimo de economia. Além de não necessitar de recarga elétrica, ainda gera grande economia de combustível.

Uma viagem com o carro híbrido em rodovia, onde há maior estabilidade de velocidade, pode ser feita apenas com o motor elétrico, por exemplo. Nesse tipo de viagem, o motorista pode acionar o motor a combustão apenas em trechos nos quais o carro precise de maior potência. Outra vantagem do carro híbrido está relacionada à poluição causada pelos veículos. Carros que possuem motores somente a combustão geram índices muito maiores de poluentes quando comparados a veículos que possuem também motores elétricos. Ao utilizar o motor elétrico e a combustão de forma revezada e conforme a necessidade, o volume de gases poluentes emitidos por um veículo diminui significativamente em relação a um veículo movido somente a gasolina, por exemplo.

Sistema de motores do carro híbrido: Como ele funciona?

Ao contrario do que muitos podem pensar, os carros híbridos no Brasil não tem o sistema Plug-in, que permite a carga de bateria direto de tomadas normais. Mas sim, são a junção que dois motores (Combustão e Elétrico) que trabalham em cooperação mútua: o motor a combustão gera energia cinética para alimentar as baterias elétricas quando é acionado para que elas sejam capazes de movimentar o veículo pela maior parte do trajeto. Então o carro hibrido consome combustível também, porém em menor quantidade.

Todos os motores a combustão contam com um processo de compressão e de expansão, que constituem um ciclo. É no processo de compressão que há a “explosão” que impulsiona o seu funcionamento. Motores de carros híbridos tem um tempo curto de compressão, o que faz com que haja redução no consumo do combustível. O motor elétrico também é projetado para resgatar e economizar o máximo de energia possível. Assim, toda vez que há uma redução na aceleração do veículo, a energia dessa aceleração é transmitida para o motor elétrico, recarregando-o.

Ford Fusion Hybrid: Saiba mais sobre um dos carros mais econômicos do Brasil.

O Ford Fusion Hybrid já completou 7 anos de mercado no Brasil, e mesmo assim, muitas pessoas ainda não conhecem muito sobre esse carro.

O motor elétrico do Fusion Hybrid é abastecido pelo motor a combustão e também pela energia gerada pelos freios do carro, tal como o sistema KERS da Fórmula 1. No carro os dois motores funcionam juntos somando 190 cavalos.

A transmissão e-CVT é quem entende e responde com a motorização correta para o momento. O motor de combustão é preferencial só para ultrapassagens e subidas, e logo depois é prontamente substituído pelo silencioso motor elétrico. Depois de um tempo, inclusive, o carro se acostuma ao seu modo de dirigir e sabe como tirar mais proveito do motor elétrico — habilidade chamada de EV+, que trabalha junto do Eco Plus, um piloto automático eficiente. Por conta disso, a Ford afirma que ele é o carro mais econômico vendido no país, fazendo 16,8 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.

Uma das principais vantagens, está no conforto, o carro é tão silencioso que conta com um LED verde no painel para você saber que o carro está ligado. Sério, você vai precisar. Dentro dele, com os vidros fechados e o ar condicionado ligado, você não ouve nada. Nenhuma trepidação. Isso se deve ao sistema antirruídos, com microfones no tetos que fazem frequência inversa ao som que incomodaria quem estivesse no carro.

Conheça um pouquinho mais sobre o Ford Fusion Hybrid:

Esse carro é demais, né?! Então vem pra Brasal garantir o seu!
Pistão Sul – Taguatinga – Em frente à universidade Católica
Ceilândia Sul – Rua da Fundação Bradesco
WhatsApp: (61) 9811-2225

Vídeo e Fonte: AutoEsporte
Fonte: Doutor Multas

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *