terça-feira , 16 abril 2024
Home / Peças e Serviços / 6 cuidados com a embreagem que evitam desgaste precoce

6 cuidados com a embreagem que evitam desgaste precoce

Fundamental para colocar o carro em movimento, é preciso ter alguns cuidados com a embreagem, para que não se desgaste rapidamente. Sua função principal é controlar a transmissão do movimento do motor para o câmbio, facilitando o engate das marchas, e ao ter seu funcionamento comprometido, ela passa um desconforto para o motorista e passageiro, além de comprometer outros componentes do veículo. Então separamos algumas dicas para que a embreagem do seu carro não quebre precocemente.

1 – Evite deixar o carro engrenado enquanto estiver parado. Ao parar no sinal de trânsito, deixe o carro em ponto morto, sem apertar o pedal da embreagem.

670px-Drive-Manual-Step-8-preview

2-  Nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco causando o lixamento. Ao gerar esse desgaste, o motorista provoca o superaquecimento do sistema.

 aid603308-v4-728px-Get-Started-on-a-Hill-when-Driving-a-Manual-Transmission-Car-Step-11-preview-Version-2

3- Não arranque com o carro em segunda marcha. Utilize sempre a primeira marcha para iniciar o movimento e assim sucessivamente. Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso fará com que as peças da embreagem trabalhem de forma suave.

terceiro-passo-na-embreagem

4- É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada “queimada da embreagem”, fazendo com que o carro não desenvolva e aumente o consumo de combustível.

93e55c5e0bf2a82d387d1ae6937911f3b413735efa8b5f2a29f05946d7654c65

5- Caso o carro esteja em local com o plano inclinado, em uma rampa, por exemplo, não faça controle de embreagem para segurar o carro. Utilize o freio de mão para exercer esta função.

 aid11822-v4-728px-Start-Your-Car-on-a-Hill-Quickly-Step-1-preview-Version-2

6 – Seguindo essas dicas a embreagem do seu carro terá uma vida útil maior. Mas fique ligado, caso seja necessário fazer a manutenção deste item do seu carro, é só vir até a Brasal realizar o serviço conosco! Agende seu serviço clicando aqui ou ligue: (61) 3962-3333.

Untitled design (3)

Fonte: Terra

Sobre Aurea Guimarães

Libriana de 22 anos, aprendendo e compartilhando tudo sobre seu carro.

Veja também

5 filmes para quem adora acompanhar o mundo sobre 4 rodas

  5 filmes para quem adora acompanhar o mundo sobre 4 rodas Os gêneros de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *