Brasal Corretora | Sinistro
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Sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material.
Sinistro pode ser considerado como Parcial e Integral:

Perda parcial – seria quando ocorre por exemplo uma colisão, alagamento ou Incêndio e é efetuado os reparos necessários do veículo.

Sinistro Integral – seria por exemplo quando o veículo é roubado e a seguradora indeniza o valor total do carro. Será caracterizada a indenização integral quando os prejuízos resultantes de um mesmo sinistro, atingirem ou ultrapassarem 75% do valor contratado para cobrir o veículo segurado.

Franquia: Na hipótese de sinistro de danos parciais ao veículo o Segurado arcará com os prejuízos, até o valor estipulado como franquia na apólice. A Seguradora responderá pelos prejuízos que excederem a franquia, desde que estejam limitados ao valor estipulado na apólice para o veículo.
Obs.: A franquia só e paga pelo segurado em caso de perca parcial, não sendo cobrado para atendimento ao terceiro e perca total.

Valor de mercado referenciado – FIPE: Quantia variável garantida ao segurado, no caso de indenização integral do veículo, expressa em moeda corrente nacional, fixada de acordo com a tabela de referência de cotação para veículo, previamente estipulada na proposta do seguro, conjugada com fator de ajuste, em percentual a ser aplicado sobre a tabela estabelecida para o cálculo do valor da indenização, na data da liquidação do sinistro.

 

Sinistro Automóvel:

Procedimentos em caso de sinistro:
  • O Segurado deverá providenciar o Registro de Ocorrência Policial (B.O.), em caso de roubo/furto do automóvel ou em caso de colisão envolvendo outro(s) veículo(s). Nesse caso, deverá constar no Registro de Ocorrência Policial (B.O.):
    • Nome, RG, endereço e telefone do terceiro.
  • O Aviso do Sinistro na Seguradora pode ser realizado por telefone, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente ou intermediado pelo Corretor de Seguros.
  • Será de livre escolha do Segurado a oficina para recuperação do veículo sinistrado. Se o Segurado optar pela Oficina de sua preferência os valores e descontos nos preços dos serviços devem observar o praticado no mercado. A oficina deve estar regularizada junto aos órgãos competentes de acordo com a legislação vigente de cada localidade.
  • Encaminhar o boletim de ocorrência ao seu Corretor de Seguros ou à Seguradora, informando sobre o fato ocorrido.
Vistoria de sinistro:
Inspeção efetuada pela Seguradora, em caso de sinistro no veículo segurado, por meio de peritos habilitados, para verificar os danos ou prejuízos por ele sofridos.
Documentos necessários em caso de sinistro parcial:
  • Boletim de Ocorrência;
  • CNH do condutor do veículo segurado;
  • Certificado de Registro e Licenciamento do veículo;
  • Xerox do RG do motorista.
Nos casos de indenização integral do veículo segurado por colisão, incêndio ou roubo:
  • Xerox da carteira nacional de habilitação do motorista (CNH);
  • Xerox do RG do motorista;
  • Certificado de propriedade do veículo segurado (DUT);
  • Xerox da certidão de ocorrência policial e/ou laudo pericial / comunicação do acidente, quando solicitado;
  • Comprovante de pagamento do imposto de propriedade de veículo automotor – IPVA (Segurado);
  • Chaves do veículo segurado;
  • Nota fiscal de saída, para os casos de pessoa jurídica;
  • Certidão negativa de multas;
  • Certidão negativa de localização do veículo roubado ou furtado;
  • Termo de responsabilidade por multas;
  • Contrato social ou ata e procuração nos casos de pessoa jurídica;
  • Autorização para remoção do salvado;
  • Declaração do Segurado/proprietário assumindo eventuais multas até a data do sinistro;
  • Destrato nos casos de leasing (declaração do proprietário desistindo da preferência de compra do veículo);
  • Carnê do prêmio quitado ou comprovante da última prestação paga (apólice / endosso), quando solicitado.

Sinistro Condomínio:

O Segurado ou seu representante legal deverá apresentar à Seguradora os seguintes documentos básicos necessários para a liquidação do sinistro:

Incêndio, explosão e fumaça:
  • Carta do Segurado comunicando a ocorrência do sinistro, com indicação do banco, agência e conta corrente do segurado;
  • Boletim de Ocorrência Policial;
  • Laudo do Instituto de Criminalística;
  • Laudo do Corpo de Bombeiros;
  • Orçamentos prévios e detalhados;
  • Notas Fiscais de Aquisições e Manuais dos objetos sinistrados;
  • Escritura do imóvel ou matricula atualizada;
  • Relação detalhada dos prejuízos em objetos, especificando quantidade, tipo, modelo, data de aquisição e preço de reposição.
Danos Elétricos:
  • Carta do Segurado comunicando a ocorrência do sinistro, com indicação do banco, agência e conta corrente do segurado;
  • Orçamentos prévios e detalhados;
  • Notas Fiscais de Aquisições e Manuais dos objetos sinistrados;
  • Relação detalhada dos prejuízos em objetos, especificando quantidade, tipo, modelo, data de aquisição e preço de reposição.
Vendaval, furacão, ciclone, tornado e queda de granizo:
  • Carta do Segurado comunicando a ocorrência do sinistro, com indicação do banco, agência e conta corrente do segurado;
  • Orçamentos prévios e detalhados;
  • Notas Fiscais de Aquisições e Manuais dos objetos sinistrados;
  • Boletim meteorológico;
  • Relação detalhada dos prejuízos em objetos, especificando quantidade, tipo, modelo, data de aquisição e preço de reposição.
Impacto de veículos terrestres e aéreos:
  • Carta do Segurado comunicando a ocorrência do sinistro, com indicação do banco, agência e conta corrente do segurado;
  • Boletim de Ocorrência Policial;
  • Orçamentos prévios e detalhados;
  • Notas Fiscais de Aquisições e Manuais dos objetos sinistrados;
  • Relação detalhada dos prejuízos em objetos, especificando quantidade, tipo, modelo, data de aquisição e preço de reposição.
Quebra de vidros:
  • Carta do Segurado comunicando a ocorrência do sinistro, com indicação do banco, agência e conta corrente do segurado;
  • Orçamento para reposição dos vidros quando esta não for efetuada pela Seguradora.
Subtração de bens:
  • Carta do Segurado comunicando a ocorrência do sinistro, com indicação do banco, agência e conta corrente do segurado;
  • Boletim de Ocorrência Policial;
  • Laudo do Instituto de Criminalística;
  • Orçamentos prévios e detalhados;
  • Notas Fiscais de Aquisições e Manuais dos objetos sinistrados;
  • Relação detalhada dos prejuízos em objetos, especificando quantidade, tipo, modelo, data de aquisição e preço de reposição.
Quando Pessoa Física, apresentar também:
  • Cópia do RG ou documento de identificação;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia do comprovante de residência.
Quando Pessoa Jurídica, apresentar também:
  • Cópia do Cartão do CNPJ;
  • Cópia do Contrato Social e respectivas alterações;

Sinistro Residencial:

Consiste em Incêndio, Queda de Raio dentro do terreno segurado, Explosão e Queda de Aeronaves, Impacto de Veículos, Danos Elétricos e Queda de Raio fora do terreno segurado, Roubo e Furto de Bens mediante arrombamento, Perda/Pagamento de aluguel, Responsabilidade Civil.

O Segurado ou seu representante legal deverá apresentar à Seguradora os seguintes documentos básicos necessários para a liquidação do sinistro:

  • Comunicação do sinistro através do Formulário de Aviso de Sinistro, contendo os detalhes sobre a causa e conseqüências do evento;
  • Reclamação dos prejuízos, descrevendo os itens atingidos, quantidade e valores;
  • Em caso de danos ao prédio e/ou ao conteúdo do imóvel: três orçamentos para reparo ou substituição dos bens sinistrados (contendo data da elaboração, descrição detalhada e respectivos valores dos serviços a executar, dos materiais e da mão-de-obra, além das condições de pagamento, validade da proposta e prazo da obra); e, comprovante dos gastos efetuados nos reparos do imóvel/bens atingidos pelo sinistro, tais como notas fiscais e recibos (o orçamento deverá ter prévia aprovação da Seguradora).

 

Além dos documentos mencionados, o Segurado deverá apresentar, ainda, de acordo com a cobertura afetada, os seguintes documentos:

  • Registro de Ocorrência Policial;
  • Certidão do Corpo de Bombeiros;
  • Certidão de Inquérito Policial;
  • documento atualizado comprovando a propriedade do imóvel e/ou contrato de locação, quando houver;
  • Laudo técnico elaborado por assistência técnica habilitada, atestando a inviabilidade de reparo, no caso de pagamento de indenização integral dos bens segurados; e
  • Comprovante de preexistência dos bens danificados ou destruídos, caso os mesmos não possam ser identificados fisicamente após o sinistro.
Recomposição de Documentos:
  • Registro de Ocorrência Policial;
  • Laudo fornecido por Instituto Meteorológico ou outro órgão competente, atestando a velocidade dos ventos. Este documento poderá ser substituído por publicação do evento através da imprensa local.
Impacto de Veículos:
  • Registro de Ocorrência Policial.
Danos Elétricos e Queda de Raio fora do terreno segurado:
  • Laudo técnico elaborado por assistência técnica habilitada, atestando a inviabilidade de reparo, no caso de pagamento de indenização integral dos bens segurados.
Roubo e Furto de Bens mediante arrombamento:
  • Registro de Ocorrência Policial;
  • Certidão de Inquérito Policial; e
  • Comprovante de preexistência dos bens danificados ou destruídos, caso os mesmos não possam ser identificados fisicamente após o sinistro.
Perda/Pagamento de aluguel:
  • Documento atualizado comprovando a propriedade do imóvel e/ou contrato de locação, quando houver.
Responsabilidade Civil:
  • Registro de Ocorrência Policial/Laudo policial;
  • Reclamação do(s) terceiro(s) envolvido(s) acompanhada de correspondência do Segurado expressando sua responsabilidade no sinistro;
  • Acordo de fixação dos prejuízos entre o terceiro e o Segurado (com prévia autorização da Seguradora);
  • Laudo médico ou registro de atendimento (no caso de danos corporais);
  • Laudo médico contendo descrição dos danos sofridos e tratamento para a recuperação (no caso de danos corporais);
  • Comprovantes originais das despesas;
  • Comprovante de reembolso do Segurado ao terceiro (com prévia autorização da Seguradora); e
  • Cópia do RG e CPF do Segurado e Beneficiário.
Mediante dúvida fundada e justificável, a Seguradora se reserva o direito de solicitar quaisquer outros documentos que julgar necessário para a liquidação do sinistro. A Seguradora enviará seus peritos para o local do sinistro dentro dos 7 (sete) dias seguintes à data em que tiver recebido a comunicação do evento, para dar início às apurações dos prejuízos e comprovação das causas e conseqüências do mesmo, salvo em condições que impossibilitem a Seguradora de chegar no local sinistrado.
Para sua maior segurança e agilidade no aviso de sinistro procure, se este for o caso, registrar um Boletim de Ocorrência Policial, conservar todos os indícios e vestígios deixados no local e nos bens segurados e preserve todos os bens atingidos pelo sinistro.

Sinistro Vida:

É a ocorrência de um evento coberto pelas coberturas contratadas no seguro, ocorrido durante a vigência material do seguro e capaz de acarretar obrigações pecuniárias a seguradora. Consiste em Morte, Invalidez, Diagnóstico de Câncer.

Procedimentos em caso de Sinistro – A ocorrência do evento deverá ser comunicada imediatamente à Seguradora contratada. Em seguida, deverão ser entregues cópias autenticadas da documentação relacionada adiante, junto com o formulário Aviso de Sinistro totalmente preenchido e assinado pelo segurado, ou seu representante ou beneficiários e pelo médico-assistente. Estes documentos são imprescindíveis à análise do sinistro.

Para a Cobertura Básica (Morte):
  • Certidão de nascimento e/ou cédula de identidade e CPF do segurado;
  • Certidão de óbito;
  • Laudo de exame cadavérico, no caso de causa mortis não determinada na certidão de óbito;
  • Comprovante de residência dos beneficiários;
  • Termo de autorização para crédito em conta corrente;
  • Documentação dos beneficiários:
    • Cônjuge: certidão de casamento atualizada, cédula de identidade e CPF;
    • Companheira(o): comprovação de que o beneficiário vivia com o segurado em situação de união estável, cédula de identidade e CPF;
    • Filhos: certidão de nascimento e/ou cédula de identidade e CPF;
    • Pais: certidão de casamento atualizada, cédula de identidade e CPF;
    • Irmãos: certidão de nascimento e/ou cédula de identidade e CPF.
Em caso de morte decorrente de acidente pessoal, além dos documentos referidos providenciar:
  • Boletim de ocorrência policial (BO);
  • Laudo de exame cadavérico (IML);
  • Laudo de dosagem alcoólica e toxicológica, no caso de realização deste exame sem que seu resultado conste do laudo de exame cadavérico (IML);
  • Carteira nacional de habilitação, em caso de acidente com veículo dirigido pelo segurado.
Em caso de ocorrência de Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA):
  • Certidão de nascimento e/ou cédula de identidade e CPF do segurado;
  • Boletim de ocorrência policial (BO) ou comunicação de acidente do trabalho-INSS (CAT);
  • Laudo de exame de corpo de delito (IML);
  • Laudo de dosagem alcoólica e toxicológica;
  • Carteira nacional de habilitação, em caso de acidente com veículo dirigido pelo segurado;
  • Relatório médico devidamente preenchido, assinado e carimbado pelo médico-assistente com firma reconhecida, detalhando a natureza da lesão, o grau definitivo de invalidez e se o segurado encontrava-se em tratamento quando da entrega do Aviso de Sinistro, anexando resultados de exames e radiografias realizados pelo segurado.
  • Comprovante de residência;
  • Termo de autorização para crédito em conta corrente.
Em caso de Invalidez Funcional Permanente Total por Doença (IFPD):
  • Certidão de nascimento e/ou cédula de identidade e CPF do segurado;
  • Relatório médico devidamente preenchido, assinado e carimbado pelo médico assistente com firma reconhecida, detalhando a natureza da doença e quais as possibilidades de recuperação, o grau definitivo da invalidez e a data de sua caracterização, anexando os resultados de exames recentes comprobatórios da doença;
  • Comprovante de residência dos beneficiários;
  • Termo de autorização para crédito em conta corrente.
Em caso de Diagnóstico de Câncer:
  • Certidão de nascimento e/ou cédula de identidade e CPF do segurado;
  • Relatório médico devidamente preenchido, assinado e carimba do pelo médico-assistente com firma reconhecida, detalhando a natureza da doença e anexando os resultados de exames recentes comprobatórios da doença;
  • Comprovante de residência dos beneficiários;
  • Termo de autorização para crédito em conta corrente.

Para atendimento aos SEGURADOS:

MAPFRE - todos os produtos:
  • Assistência MAPFRE 24h: 4004 0101 (Capitais e principais cidades metropolitanas);
  • Sinistro Auto: 0800 705 0101 (demais cidades) e 0800 771 8973 (frotas);
  • Sinistro Vida: 0800 709 8432.
LIBERTY - Auto, Vida e Ramos elementares:
  • 4004 5423 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou
  • 0800 709 5423 (Demais localidades)
HDI Auto e Ramos elementares:
  • 4002-1261 Capitais e Regiões Metropolitanas) ou
  • 0800 701-5430 (Demais localidades)
AZUL Auto:
  • Sinistro: 4004 3700.
  • Ass. 24 hrs: 0800 703 0203.
PORTO SEGUROS:
  • 24h Assist/Segurado:

4004 76786

0800 7270800

ITAU Auto e Residência:
  • Atendimento ao segurado:
    3003 1001
    0800 7201001
  • Ass. 24 hrs:
    3003 1010
    0800 7201010
TOKIO - Todas:
  • 24h Assist/Segurado:
    0800 318 6546
    0800 7075050
  • Atendimento/Sinistro:
    0300 3386546
CHUBB Automóvel:
  • Sinistro:
    3003-3436
  • 24h Assist/Segurado:
    0800 055 9091