Este dicionário on-line da Brasal Consórcios foi desenvolvido para os usuários tirarem dúvidas e buscarem o significado de aspectos técnicos e práticos relacionados a atividade do consórcio. Você pode realizar uma busca ou encontrar o termo desejado pelo índice de palavras.

Índice de palavras por ordem alfabética:

  • Abac

    Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios: entidade sem fins lucrativos que fiscaliza as empresas administradoras de consórcio. Fundada no final da década de 60, têm desempenhado papel essencial no aperfeiçoamento das normas e dos mecanismos do Sistema de Consórcio, atuando como interlocutora da classe perante autoridades competentes e consorciados.

    Abatimento de parcela

    Pagamento da parcela em sua totalidade.

    Abertura de grupo

    Disponibilizar as cotas de um novo grupo de consórcio para a venda.

    Adesão

    É o pedido formal, denominado proposta, que o interessado preenche para a administradora de sua preferência para ingressar em um grupo de consórcio.

    Assembléia

    Reunião mensal do grupo, onde são apurados os contemplados por sorteio e por lance, de acordo com o saldo disponível no mesmo.

    Assembléia Geral Extraordinária

    Reunião, em caráter extraordinário, dos consorciados, destinada à tomada de decisões sobre os assuntos indicados no contrato e outros de interesse do grupo.

    Averbação

    Inclusão de uma informação no registro do imóvel, ou seja, é o registro na matrícula aprovando o que foi feito na construção.

  • Banco Central do Brasil - BACEN

    Autarquia Federal que de acordo com a Lei nº 11.795/2008, é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o Sistema de Consórcios no Brasil.

  • Cardif

    Seguradora de origem francesa criada em 1973, subsidiária do Grupo BNP Paribas, está presente em 42 países, com forte atuação nos mercados da Europa, Ásia e América Latina. A Cardif é uma empresa parceira do Consórcio Luiza, responsável por todos os seguros constantes nos contratos de consórcio de pessoas físicas.

    Carta de crédito

    Corresponde ao valor contratado pelo cliente, colocado à disposição quando contemplado, respeitando os devidos segmentos contratados.

    Consórcio

    Reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas, em grupo fechado, promovida pela administradora, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bens.

    Contemplação

    É a atribuição ao consorciado o direito de utilizar o crédito, observadas as disposições do contrato de adesão.

    Cota

    Representação numérica do consorciado dentro de um determinado grupo.

    Crédito

    É o valor correspondente ao preço do bem vigente na data da Assembléia Geral Ordinária, com os acréscimos previstos no contrato, colocado à disposição do consorciado contemplado para a aquisição do bem.

  • Desclassificação

    Caso o consorciado contemplado na assembléia, por meio de sorteio ou lance, estiver com parcelas em atraso será desclassificado passando então a contemplação para a cota subseqüente.

  • Fundo Comum

    Parte da parcela paga pelos clientes, destinada a formar o saldo utilizado nas contemplações do grupo.

    Fundo de reserva

    Reserva de recursos que cada grupo obtém através do pagamento de um percentual mensal já incluso na sua prestação mensal, utilizado para cobrir eventuais faltas financeiras do grupo

  • Gravame

    Gravame vem do latim (gravamen) e significa ônus, encargo, agravo. Normalmente usa-se o termo gravame financeiro, para veículos alienados. A administradora quem inclui no prontuário do veículo o gravame (ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA)

    Grupo

    União dos clientes consorciados, a fim de formar uma poupança mensal capaz de contemplar seus participantes, de acordo com o plano e crédito escolhidos. Cada grupo é fechado por segmento, limite de participantes e prazo de encerramento.

  • Lance

    Forma de contemplação. Valor que pode ser ofertado para ser pago antecipadamente, que tem de ser liquidado apenas se for contemplado pelo lance que ofertou. Há diferentes formas de lance, de acordo com cada grupo e segmento.

    Lance Diluído

    Redução no valor da parcela mensal, através do lance pago, até o limite de 50%, mantendo o prazo de pagamento do plano contratado.

    Lance Embutido

    Forma de facilitar o pagamento do lance contemplado, em que o consorciado tem a opção de descontar o valor do lance ofertado da carta de crédito variando de acordo com o segemento escolhido

    Lance Fixo

    Percentual que poderá ser ofertado de lance pré determinado pela administradora. Varia de acordo com o segmento escolhido.

    Lance Livre

    Tradicional lance dos consórcios. Nesta modalidade de lance o participante que ofertar o maior, em quantidade de parcelas, ganha. Em caso de empate, recebe a contemplação o consorciado mais próximo, seguinte a cota vencedora do sorteio.

    Lei Rodolfo Montosa

    Lei 11.795/08 que regulamenta o sistema de consórcios Promulgada em outubro de 2008, entrou em vigor em 06 de fevereiro de 2009 e implantou algumas novidades no setor.

  • Missão

    É o papel desempenhado pela empresa em seu Negócio, liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão se ser.

  • Ratear parcelas

    Divisão do valor das parcelas em atraso para ser pago nas parcelas restantes do plano.

    Regulamento

    Documento escrito que rege os direitos e os deveres da Administradora de Consórcios e dos consórciados.

  • Segmento

    Tipo de bem ou serviço que pode ser comprado/contratado de acordo com o plano de consórcio adquirido.

    Seguro de vida

    Seguro obrigatório cobrado nos planos de consórcio de pessoas físicas, que visa assegurar a quitação e contemplação em caso de sinistro (por morte ou invalidez total) do consórciado.

    Substituição de garantia

    Substituição de garantia ocorre quando o consorciado quer vender (desalienar) o veículo que está alienado e deseja continuar com sua cota, para isso ele aliena outro bem no lugar. A substituição de garantia também pode ocorrer quando acontece o sinistro (furto) do veículo.

  • Taxa de Administração

    Taxa inclusa nas parcelas para gestão e administração dos grupos de consórcio. O percentual varia de acordo com o segmento escolhido.

    Transferência de cota

    É a alternativa de transferir a titularidade da cota de um consorciado (cedente) contemplado ou não, em dia com as parcelas, para um novo cliente (cessionário), repassando formalmente todos os direitos e deveres para o futuro titular.

    Transsen

    Empresa parceira do Consórcio Luiza, líder em aquecedores solares na América Latina, exportando para toda a América do Sul, Central e diversos países da África.

  • Visão

    Plano que descreve o que a empresa quer realizar objetivamente durante sua existência.